Aplicativo permite consultar e cancelar a autorização de empréstimos consignados
Você sabia que é possível acessar uma plataforma na qual é possível consultar, solicitar, autorizar e cancelar empréstimos consignados para servidores públicos? O SouGov é uma ferramenta que só pode ser utilizada por servidores federais, que podem acompanhar todas as informações pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE).
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É importante ressaltar que a autorização do empréstimo consignado deve ser realizada de maneira consciente, pois, trata-se de um crédito concedido que será descontado automaticamente na folha de pagamento. Além de estar disponível para os servidores públicos, a modalidade também pode ser utilizada por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).
Confira o passo a passo para contratar o empréstimo consignado pelo app:
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Digite CPF e senha;
- Selecione a opção “Autoatendimento”
- Clique em “Consignação” e, posteriormente, em “Empréstimo consignado”;
- Vá para “Autorizar Consignatário”;
Depois disso o servidor precisa definir o tipo de consignado que está interessado e escolher a opção. Para finalizar o processo, ele deve indicar a instituição financeira onde o serviço será contratado clicando em “Consignatário” e depois em “Autorizar”.
O sistema encaminha um e-mail para o titular com as informações sobre a autorização. A autorização pelo app é válida por 30 dias e, depois desse prazo, a mesma é cancelada automaticamente.
Publicado em: 13 de julho de 2022

Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.