Bancos públicos e privados: o que é melhor? - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Bancos públicos e privados: o que é melhor?

Ao abrir uma conta corrente, é melhor escolher um banco público ou um banco privado? Visualize informações úteis que podem ajudá-lo a tomar uma decisão.

Anúncios

Você sabe a principal diferença entre bancos públicos e bancos privados? Em geral, ambos oferecem serviços semelhantes, como contas correntes, cartões de crédito, opções de investimento e linhas de crédito. O que realmente os diferencia é a administração.

No caso dos bancos públicos, o controle está nas mãos de algumas instituições públicas: municípios, estados ou sindicatos. Portanto, além do Banco da Amazônia, Banco de Brasília, Banrisul e BDMG, que são administrados pelo estado e / ou município, também temos o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e o BNDES, que são controlados pelo governo federal.

Também é importante ressaltar que os bancos públicos podem ter algum tipo de participação privada. No entanto, o capital privado não assumiu o controle das instituições públicas que possuem a maioria desses bancos.

Em contraste, os bancos privados são totalmente controlados por instituições privadas. Isso significa que não receberam investimento público. Os principais exemplos de bancos privados brasileiros são: Itaú, Bradesco e Santander. O HSBC tornou-se recentemente um dos grandes bancos privados e agora foi adquirido pelo Bradesco, prevendo-se que essas marcas se fundam em breve.

O que é melhor ter uma conta bancária pública ou privada?

O que realmente interessa ao cidadão comum é a qualidade dos serviços prestados por essas instituições. Ao abrir uma conta, é importante escolher um banco público ou um banco privado? Tentaremos responder a essa pergunta ao longo do artigo, mas afirmamos que não há regras. A decisão vai depender das preferências de cada consumidor, pois os serviços e custos oferecidos variam de banco para banco.

Melhor relação preço / desempenho

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela CVA Solutions em 2014, os brasileiros têm uma avaliação mais elevada do custo-benefício dos bancos públicos. O primeiro colocado no ranking das melhores instituições é o Banrisul, que é controlado pelo estado do Rio Grande do Sul. Embora não seja tão conhecido quanto seus concorrentes, o banco oferece aos clientes valor competitivo e bom serviço.

Pesquisa sobre os serviços bancários

 

Na mesma pesquisa, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica foram avaliados “acima da média” pelos usuários, enquanto o Banco Bradesco foi classificado como “folha ideal”. Na pesquisa, foram analisados ​​os seguintes serviços do setor comercial do banco: contas correntes, aplicações, empréstimos, seguros e cartões de crédito.

É importante destacar que, para a maioria dos clientes, o que realmente importa são os custos dos serviços bancários, de modo que as principais reclamações estão relacionadas às tarifas. Quando questionado sobre serviços bancários, o banco mais bem avaliado é uma instituição privada: o Itaú Unibanco. Portanto, podemos perceber que essa relação custo-benefício não é suficiente para uma avaliação completa.

Custo do serviço

Geralmente, o que eleva a classificação dos bancos públicos é a redução dos custos dos serviços. Ao pesquisar o valor do ingresso no STAR da Febraban (www.febraban-star.org.br), é possível verificar se a instituição pública tem o menor preço. Portanto, os clientes podem se beneficiar de cestas de serviços mais baratas, taxas de juros mais baixas e crédito mais fácil.

Isso se deve a um problema muito simples: esses bancos costumam aceitar investimentos públicos para a prestação de determinados serviços, como financiamento. Por exemplo, a Caixa Econômica é responsável por programas de crédito imobiliário do governo, como o Minha Casa Minha Vida. Portanto, os bancos oferecem taxas de juros mais baixas para o financiamento imobiliário.

Outro fator a ser considerado é que o controle público dos bancos significa que eles são usados ​​como uma forma de controle econômico. Por exemplo, se o governo federal deseja aumentar o acesso ao crédito, ele pode forçar essas instituições a reduzir as taxas de juros, de modo que as instituições públicas também precisam promover mudanças para manter a competição.

No entanto, os bancos privados podem oferecer melhores condições para a compra de vários produtos. Por exemplo, quando se trata de fornecer cartões de crédito, o Santander tem uma boa escolha, sem anuidades, taxas de juros reduzidas ou prazos de pagamento mais longos. Em relação ao financiamento, custos menores também podem ser encontrados no Bradesco e no Banco Santander, dependendo da situação de cada cliente.

Serviço

No entanto, em termos de serviços, podem faltar bancos públicos. Além disso, segundo levantamento da CVA Solutions, a Caixa Econômica é considerada uma organização que oferece serviços mais acessíveis, mas com qualidade de serviço inferior. Por outro lado, o Itaú é considerado uma agência de maior cobrança e prestação de serviços de maior qualidade.

O conteúdo interessante que contribui para essa avaliação é o ranking do banco central. Os dados coletados informam os usuários do banco sobre as reclamações. Além da lista geral, você também pode pesquisar tópicos específicos, o que ajuda a comparar certos tipos de serviços.

A tabela a seguir mostra o ranking das principais instituições em setembro:

Bancos listados por índice de reclamações

A Caixa Econômica, como você pode observar, aparece no topo da lista, seguida por três instituições privadas: o Bradesco, o Itaú e o Santander. O Banco do Brasil, que também é público, fica atualmente com a 6ª posição no ranking. Alertamos, porém, que essa ordem costuma variar bastante.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..