Como uma Reserva de Emergência pode te ajudar a sair da CLT - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Como uma Reserva de Emergência pode te ajudar a sair da CLT

Para quem deseja começar a trabalhar em casa e sair da CLT, a reserva de emergência é um dos métodos. Esta não é uma tarefa fácil. No entanto, existe de fato a possibilidade de uma transição do offline para o online. Isso não é um milagre, nem mesmo uma mágica. Estou falando sobre a transformação da mentalidade, organização financeira e (seu dinheiro suado) para reservas de emergência.

Anúncios

Inicialmente, essas três etapas podem não parecer relevantes, mas garantirão maior tranquilidade e segurança. Dessa forma, você poderá se livrar dos grilhões da CLT e começar a realizar seu sonho de encontrar um emprego que o faça se sentir satisfeito.

Por isso, neste post irei contar como uma reserva de emergência pode te ajudar a sair da CLT. Confira!

O que é a Reserva de Emergência e qual sua Importância?

Resumidamente, um fundo de reserva de emergência é uma certa quantia de dinheiro investida. Em outras palavras, se você se deparar com eventos inesperados, como desemprego ou problemas de saúde, pode parar. Os fundos de emergência podem fornecer um certo grau de paz e segurança para pessoas que desejam iniciar um negócio ou trabalhar como freelancer.

Além disso, se sua empresa deseja cortar custos drasticamente, o que você acha? É sempre melhor prevenir-se. Por isso é tão importante que você faça planos financeiros e estabeleça reservas de emergência. Quer se retire do CLT ou mesmo tenha uma certa margem de segurança para situações inesperadas.

Desapegue de todas as suas crenças Limitantes

Pode parecer até óbvio o que vou dizer, mas ter planejamento é um dos maiores segredos para a realização de sonhos e metas. No entanto, no Brasil não é ensinado desde a infância a ter uma educação financeira. Seja em casa ou mesmo na escola.

Por isso, é muito comum que não sejamos realistas, organizados ou saibamos para aonde vão nossos gastos. Contudo, essa cultura enraizada faz com que cometamos muitos erros, ou que tenhamos despesas muitas vezes desnecessárias. Ou até mesmo que achemos a reserva de emergência uma perda de tempo.

São crenças limitantes, que aprendemos a ter ao longo da vida, mas que são passíveis de mudanças caso estejamos dispostos a enfrentá-las. Uma boa forma de começar, é fazendo um planejamento para suas finanças.

Coloque seus Pés no Chão e Faça um plano Possível

Em primeiro lugar, é muito importante saber que sem uma instituição financeira as chances de atingir a meta são mínimas. Você pode não apenas obter suas reservas de emergência, mas também ter um ambiente tranquilo e ansioso para trabalhar de casa.

Porém, somente depois de saber exatamente quais são suas despesas, você começa a ter o dinheiro restante disponível para investimento. Portanto, o ideal é que você primeiro entenda seus custos. Por exemplo, você pode começar a desenvolver o hábito de anotar receitas e despesas.

Então, volte para seus passos e anote tudo, até os doces que você comprou no caminho de casa, certo? Uma dica simples que dei é que você pode realizar o controle financeiro em uma planilha do Excel ou até mesmo em um aplicativo do seu telefone. Não importa onde você esteja, você pode escolher o produto que mais se adapta à sua realidade e gosto.

Aonde investir sua reserva de emergência?

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre evitar investir na poupança e fazer investimentos em rendas fixas variáveis que tenham uma rentabilidade boa. Você pode acompanhar alguns canais como o Me Poupe. Também existem diversos especialistas em finanças recomendam que a reserva de emergência seja aplicada em um investimento seguro, de baixo risco e com liquidez diária. E o que isso significa? Que você vai ter um retorno financeiro mais proveitoso, além de poder resgatar o valor integralmente a qualquer momento (sem perder o lucro rendido), principalmente para o caso de imprevistos.

Infelizmente o Tesouro Selic já não é mais a melhor opção para quem quer começar a investir em 2020. Para este ano, as modalidades de investimentos que estão sendo consideradas as melhores para começar são: CDB (com liquidez diária que pague ao menos 99% do CDI) e Fundos Imobiliários (FIIs). Se você se sentir preparado, pode tentar mesclar entre essas duas modalidades e criar a partir disso sua reserva de emergência.

Quanto investir numa reserva de emergência

Se você for funcionário público ou CLT, o recomendado é que tenha uma reserva de emergência equivalente a pelo menos 6 meses dos custos de suas despesas mensais. Isto é, se o seu gasto mensal for em torno de R$2.000,00, você deverá ter poupado no seu fundo de emergência, pelo menos o valor de R$12.000,00.

Para o caso de trabalhadores autônomos, o dinheiro poupado na reserva de emergência deve ser no mínimo de 12 vezes o montante de suas despesas mensais. Lembre-se que são apenas recomendações para você não ter de passar por um sufoco!

Quando e quanto utilizar o valor da reserva para conseguir sair da CLT?

Agora que você já sabe alguns passos importantes para conseguir se desprender da CLT, suponhamos que você seguiu todos eles e conseguiu fazer uma reserva de emergência. Nesse sentido, saber quando é a hora certa de usá-la vai ser uma etapa importante. Nunca se esqueça que o fundo emergencial sempre será uma fonte mínima de renda para possíveis momentos de escassez.

Portanto, use-o conscientemente! Além disso, se você decidir fazer uma transição de carreira, por favor, não desperdice nenhuma despesa adicional e tente manter um equilíbrio de controle financeiro. Se necessário, adote um novo estilo de vida ou até mesmo encontre outros métodos alternativos, como negociar o valor do produto por um preço menor ou trocar a mercadoria por pontos acumulados no cartão, atitudes pequenas e que podem ter um grande papel. No entanto, como você pode ingressar no mercado de trabalho, reprograme para economizar na reserva de emergência novamente.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..