Confira 6 dicas para aproveitar os benefícios do cartão de crédito
Por possibilitar ao cliente gastar o dinheiro que não tem, a imagem do cartão de crédito é associada à inadimplência e ao endividamento. A má gestão dos gastos no crédito e o atraso no pagamento das faturas levam muitos brasileiros a pagarem juros elevados e, em muitos casos, até sujarem o nome. Por isso, trazemos para você seis dicas de como usar o cartão em seu favor, aproveitando os benefícios dessa modalidade de crédito.
Anúncios
1- Passe todas as transações no crédito, incluindo as contas do dia a dia
Todas as transações devem ser realizadas no crédito. Dessa forma, você pode acumular mais pontos e trocar por milhas, por exemplo. É possível pagar contas do dia a dia, como de água e luz, com o cartão de crédito e isso ainda ajuda na gestão do orçamento, já que o consumidor concentrará todas as contas em uma mesma data de pagamento.
2- Compre em sites parceiros
Grande parte dos sites de compras, como alguns dos principais e-commerces, são parceiros de clubes de fidelidade e beneficiam os compradores com milhas extras ou cashbacks por gastarem por meio do link parceiro do programa.
3- Nunca transfira milhas sem bônus
O “pulo do gato”, está na hora de transferir as milhas para os programas e convertê-los em viagens ou renda-extra. A indicação é que nunca seja feito de 1 para 1, ou seja, sem ganhar nenhuma bonificação. Promoções que oferecem milhas extras ocorrem com frequência, basta se planejar, ser estratégico e, com isso, aumentar seu acúmulo sem precisar desembolsar um centavo a mais para isso.
4- Faça as contas
Nem sempre vai valer a pena utilizar suas milhas na troca por produtos, passagens e afins. Por isso sempre vale fazer as contas. O cálculo que deve ser feito da seguinte forma: pegue a quantidade de milhas necessárias para trocar pelo determinado produto ou serviço; calcule quanto renderia se você as vendesse; compare com o valor que aquele mesmo produto ou serviço custa em dinheiro. O mesmo vale para o cashback. É necessário observar se, mesmo com a volta de um percentual do dinheiro gasto, o custo do produto continuou mais caro em relação a outros sites de venda.
5- Escolha o melhor cartão para você
A maioria dos cartões oferece vantagens e benefícios, mas é necessário direcionar os seus pontos com base em suas necessidades. Existem cartões que pontuam 1,5 vezes e que possuem anuidade, e muitas pessoas acham que por isso eles são ruins, mas não necessariamente. Muitas vezes só as vantagens em si já compensam o custo. Além disso, dependendo do seu gasto, é possível que fique isento da taxa.
6- Não tenha cartão de estimação
Tenha o cartão de crédito apenas pelo tempo que for útil para você. Caso as condições de juros e valor da anuidade não estejam interessantes para a sua realidade, troque.
Publicado em: 31 de maio de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.