Confira dicas de crédito para pequenas empresas
O crédito é essencial para as pequenas empresas. Isso permite que eles façam compras, paguem funcionários e gerenciem o fluxo de caixa. O crédito também evita despesas inesperadas. As pequenas empresas não podem sobreviver sem crédito.
Anúncios
Confira abaixo as principais linhas de crédito para empresas disponíveis no mercado:
1. Empréstimo com garantia
Os mais comuns são empréstimos com garantia de veículos e empréstimos com garantia de imóveis, também conhecidos como home equity. Como o empresário oferece garantias de pagamento, as chances de inadimplência são reduzidas. Dessa forma, podem ser oferecidos juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos do que outros tipos de empréstimos.
2. Financiamentos
Diferentemente dos empréstimos, os financiamentos são créditos concedidos para uma finalidade específica e definidos em contrato, como a compra de imóveis, veículos ou equipamentos. Os prazos de crédito variam de acordo com o agente financeiro e podem financiar de 80% a 100% dos ativos com prazos de pagamento de até 60 meses. Pode ser contratado por empresários de pequeno porte, diretamente em bancos e agentes financeiros especializados. As taxas de juros mensais variam entre 2% e 7% ao mês.
3. Crédito para capital de giro
4. Peer to peer
Linha de crédito para empresas que conecta tomadores de crédito a investidores por meio de plataformas digitais. A verificação do risco consiste em checar o perfil financeiro de quem tomará o empréstimo. Os investidores podem fazer a disponibilização total ou parcial do valor a ser emprestado.
5. Antecipação de recebíveis
Esta modalidade de empréstimo online permite que a empresa receba os lucros de forma antecipada. O processo costuma ser menos burocrático. Como esse crédito antecipa pagamentos que a empresa já vai receber, eles funcionam como uma garantia. Para solicitar, basta procurar um agente financeiro que oferece essa alternativa de crédito.
6. Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito oferecem produtos de crédito semelhantes a um agente financeiro comum, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos para capital de giro. Elas possuem isenção de tributações como CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins. Para garantir o crédito é preciso fazer parte da cooperativa e realizar a compra de uma cota.
7. Microcrédito
O microcrédito é uma modalidade de empréstimo para pessoa física ou microempreendedor que pretende abrir ou ampliar um negócio. A modalidade é destinada a empreendedores formais como MEIs (microempreendedores individuais) e pessoas jurídicas e informais.
8. Crédito para empresas BNDES
A BNDES Crédito Pequenas Empresas é vinculada a agentes financeiros credenciados. A taxa média de juros chega a 1,3% ao mês e inclui a remuneração do BNDES e do agente financeiro envolvido na operação. O BNDES também oferece um cartão de crédito exclusivo para a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção para a empresa diretamente de fornecedores credenciados.
9. Investidores-anjo
Para quem busca linhas de crédito para abrir uma empresa, vale a pena recorrer aos investidores-anjo, que são pessoas físicas que investem em empresas com alto potencial de crescimento. o investidor recebe uma participação minoritária no empreendimento, entre 5% e 10%.
10. Financiamento coletivo
Outra alternativa para conseguir linha de crédito é recorrer ao financiamento coletivo, popularmente conhecido como “vaquinha”.
Publicado em: 7 de junho de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.