Confira vantagens, desvantagens e dicas do famoso do momento: o PIX
Não tem jeito. A pergunta do momento é: Posso pagar via pix? Ele está no seu dia-a-dia, no supermercado, em casa, na farmácia, no trabalho…. fazendo o que as transferências entre bancos não fazem. Por outro lado, tem pessoas que preferem continuar fazendo DOC e TED e que se questionam se o PIX é seguro ou se o governo vai vigiar suas finanças a partir dele, não é mesmo? E o que dizer dos golpes no PIX que estão surgindo? Essas são dúvidas naturais quando uma ferramenta vai ser usada para gerenciar as finanças. Assim, nada melhor do que avaliar os prós e contras do PIX.
Anúncios
Vantagens e desvantagens do PIX
- facilita as transações;
- funciona 24 horas por dia, em todos os dias do ano, sem exceção;
- conclui a transmissão do dinheiro em poucos segundos;
- pode ser usado para pagar estabelecimentos, transferências interbancárias, pagar impostos etc;
- para pessoas físicas, exceto em alguns casos, não tem custo.
Desvantagens do PIX
- não permite fazer transações parceladas;
- não deixa que o valor seja devolvido em caso de erro;
- precisa que o aparelho esteja conectado à internet para realizar a transação instantaneamente.
O PIX é seguro?
Sim, mas é preciso usar com atenção, porque na maioria dos casos de fraude ou erro, a falta de atenção do usuário é a principal causa.
Quais são as chaves PIX e qual é a ideal para você?
No caso de pessoas físicas, as chaves podem ser o CPF, celular, e-mail ativo ou uma chave aleatória.
Todas as opções são simples, basta indicá-la para quem vai fazer uma transferência para você. No entanto, se você também se incomoda com o compartilhamento dessas informações a desconhecidos, você pode criar um e-mail especificamente para ser vinculado a sua conta corrente, assim, mesmo que alguém tente usar esse endereço para outra finalidade, não vai atrapalhar sua rotina. Outra opção é usar a opção da chave aleatória de 32 caracteres com números e caracteres gerados pelo Banco Central especificamente para aquela conta.
Alguém tenta usar meus dados como chave PIX
Esse caso só seria possível se fosse CPF, número de celular ou e-mail. Para cadastrar número de celular e e-mail como chave PIX, é preciso fazer uma dupla confirmação. Isso dificulta que outras pessoas consigam validar o registro da sua chave. A opção de cadastrar o CPF é ainda mais segura, porque o número já é automaticamente preenchido de acordo com o dado da conta bancária que está sendo relacionada ao PIX.
Use o PIX para transferências e pagamentos
Depois de cadastrar sua chave PIX, sempre que tiver que receber uma quantia, basta indicar esse único dado em vez de vários números, letras, CPF e nome completo.
Publicado em: 16 de março de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.