Consórcio não vale a pena: Razões para nunca aderir
Anúncios
O consórcio não vale a pena porque não pode ser considerado um investimento. Isso porque o investimento fornece renda para os investidores.
Em contrapartida, quem adquire o consórcio deve pagar uma taxa de administração. Em outras palavras, essa pessoa não está ganhando, mas perdendo dinheiro.
Embora tenhamos discutido por que sindicatos não valem a pena, este artigo não deve ser considerado uma sugestão sobre se você deve realizar sindicatos.
Como se define um consórcio?
Um consórcio é uma aliança de pessoas cujo objetivo é juntar as reservas financeiras que serão utilizadas na aquisição de bens (como veículos ou imóveis). Embora oferecido como opção de investimento, é importante ressaltar que não se trata de um investimento.
Por meio do investimento, os investidores ganham dinheiro. No consórcio, perdem dinheiro. Na verdade, a única maneira de lucrar com um consórcio é se tornar um parceiro de uma empresa (como um banco) que fornece esses serviços.
Consórcio não vale a pena
Diz-se que o sindicato vale a pena porque será uma boa forma de arrecadar fundos. Porém, o fato é que o consórcio produz retornos negativos porque você paga uma taxa de administração à empresa que fornece esse produto financeiro para que ela controle esse “investimento”.
Quando a empresa que fornece o consórcio fala sobre isso, as pessoas costumam imaginá-lo como um grupo de dezenas de pessoas.
Nesse grupo, todos contribuirão com uma determinada quantia, que será repassada a um dos participantes incluídos no mês.
Publicado em: 20 de julho de 2021
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.