Entenda: Linha de crédito para caminhoneiros autônomos
Como essa proposta chegou ao governo?
A greve dos caminhoneiros em 2018 trouxe transtornos para a população brasileira.
Junto com os trabalhadores desempregados, havia um dos postos de gasolina, hospitais e locais que dependiam de importantes para a subsistência da população.
Anúncios
Diante desse cenário , o governo federal prometeu garantir aos caminhoneiros o que eles buscavam com a greve: melhores condições de trabalho. Para isso , lançou uma série de segmentos direcionados, que entre garante uma linha de crédito para caminhoneiros autônomos. Dependendo da demanda, a Administração Pública poderá liberar até 1 bilhão de reais para investimentos no setor.
O crédito é oferecido por meio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, uma instituição pública criada para estimular a economia brasileira.
Quais são as principais características da margem para caminhoneiros autônomos?
Em 2019, o BNDES já disponibilizou milhões de reais para linhas de crédito para caminhoneiros autônomos.
O limite de financiamento para esses trabalhadores , que era de 30.000, agora pode atingir até 100.000 por cliente.
- O financiamento oferecido pelo banco inclui juros de aproximadamente 12%.
O teto máximo de amortização da dívida é de cinco anos, com carência de três doze meses.
A taxa de juros final, que corresponde ao custo financeiro, é composta por: a taxa fixa do BNDES; - a taxa de longo prazo, comumente chamada de taxa Selic, que gira em torno de 6,5% ao ano;
- pela comissão administrativa do banco, ou seja, 1,45% do BNDES;
- pela taxa de 3% cobrada pelos agentes.
Como funciona a linha de crédito do BNDES para caminhoneiros?
O financiamento pode ser solicitado por motoristas autônomos de até dois caminhões cadastrados no CPF.
Pode ser utilizado para atender os custos de manutenção e conservação de veículos , garantindo a prestação de serviço de frete com os custos mais competitivos do mercado.
Podem ser financiados os seguintes serviços:
- seguro e/ou agiota;
- despesas com manutenção e serviços gerais de oficina;
- compra de autopeças;
- compra de pneus.
Para que a operação seja segura, o contrato contém regras que são negociadas entre a instituição financeira autorizada a realizar e o cliente. Além disso, não é permitida a concessão de a garantia concedida pelo Conselho de Garantia de Investimentos.
Quem pode acessar a linha de crédito
Os transportadores autônomos de mercadorias residentes e domiciliados no país, inscritos no Registo Nacional de Transportadores Rodoviários e cooperativas de de transporte rodoviário de mercadorias, inscritos no RNTRC podem ter acesso à linha de crédito.
Qualquer motorista de caminhão autônomo que deseje aproveitar qualquer um dos créditos de financiamento deve atender aos requisitos.
Dentre elas podemos destacar:
- se estão quitadas todas as suas obrigações fiscais, fiscais e sociais;
- ter um bom histórico como consumidor de negação e envolvimento em processos de infração;
- mostre que você pode pagar a dívida;
- essas garantias.
Como fica é possível obter acesso à margem de lucro
O formulário de solicitação de crédito é geralmente usado em todos os bancos.
Você deve se apresentar na agência mais próxima com seu RG e outra documentação da financeira escolhida.
Esta instituição analisará os documentos apresentados com a solicitação, caso ela seja deferida, o processo será aprovado pelo BNDES. O banco dará o aval da operação, aprovando ou não a solicitação. A transferência de fundos por meio de instituições financeiras credenciadas será concluída em até um dia útil.
Ressalta-se que conforme revelado pela comunicação do BNDES, o financiamento para os motoristas terá validade de um ano, ou seja, estará disponível até maio de 2020.
Quais as vantagens que a linha de crédito pode proporcionar aos autônomos?
Com essa vantagem, o caminhoneiro autônomo poderá manter a manutenção de seu caminhão. Assim, você poderá reduzir seus custos, aumentar sua produtividade e tornar seu frete mais competitivo. Com efeito, a manutenção preventiva reduz os custos de combustível e os reparos podem se tornar mais complexos com o desgaste ao longo do tempo.
Publicado em: 7 de agosto de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.