Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento? - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento?

Os empréstimos e financiamentos são opções de crédito populares. No entanto, existem grandes diferenças entre esses modelos. Descubra quais são essas diferenças e entenda como esses pontos funcionam.

Anúncios

Os interessados ​​nesses produtos podem utilizar diversas linhas de crédito, seja para a necessidade de investimento em bens pessoais ou para quitação de dívidas. Por exemplo, um cartão de crédito é uma linha de crédito ideal para a compra parcelada de bens de baixo valor agregado. Além disso, existem empréstimos e financiamentos, e esses recursos costumam ser direcionados a quem deseja investir.

Embora muitas pessoas acreditem que empréstimos e financiamentos são linhas de crédito diferentes. Os interessados ​​em obtê-los, seja por meio de bancos ou instituições financeiras, devem entendê-los para que saibam que tipo de crédito é melhor para eles.

A maior diferença entre esses tipos de crédito é que, embora o empréstimo forneça uma quantia em dinheiro ao cliente, o financiamento financia diretamente a compra dos bens.

Além disso, em muitas situações de empréstimo, o credor não exigirá que o cliente comprove a racionalidade do uso dos fundos, o que é muito benéfico para os indivíduos que desejam utilizar os fundos livremente. Porém, por outro lado, os financiamentos costumam ter taxas de juros mais baixas. A seguir, compreenda todas as diferenças entre empréstimos e financiamentos.

Empréstimo x financiamento

A organização financeira é uma questão muito importante, especialmente para pessoas que desejam obter crédito em bancos ou outras empresas especializadas nesse tipo de serviço. Além disso, para executar esse plano, é necessário conhecer as opções de crédito disponíveis no mercado para poder escolher a melhor opção para você.

Algumas das opções de linha de crédito mais comuns são empréstimos e financiamentos. Eles geralmente são usados ​​por pessoas que desejam saldar dívidas pessoais, comprar imóveis, carros, etc. Porém, embora muitas pessoas acreditem que empréstimos e financiamentos são muito diferentes, isso é decisivo na hora de escolher e contratar esses créditos. Em seguida, entenda a diferença entre financiar e pedir emprestado de alguns aspectos.

O financiamento exige comprovação do uso do crédito, enquanto os empréstimos proporcionam mais liberdade.
o objetivo.

A grande diferença entre essas linhas de crédito é a finalidade. Na verdade, o financiamento é um aspecto dos empréstimos, em que a finalidade dos fundos deve ser esclarecida e divulgada ao credor. Isso porque, no financiamento, o dinheiro não é dado a pessoas físicas.

Em outras palavras, ao invés de fornecer financiamento, fornece financiamento de um determinado ativo.

Na maioria dos empréstimos, especialmente no caso de empréstimos pessoais, o contratante não precisa expor seus objetivos ao banco porque o dinheiro pode ser usado da maneira que o indivíduo preferir. Nesse caso, o cliente recebe o valor do empréstimo em dinheiro.

custo

O financiamento é um processo mais burocrático, onde o crédito tem uma determinada destinação e financia os ativos. Portanto, devido à meta pré-estabelecida, a taxa de juros é menor. Por outro lado, por não ser exigida a razão de utilização, a taxa de juro é mais elevada e aumenta consoante o risco suportado pelo banco ou instituição financeira credora.

objetivo

O financiamento costuma ser utilizado para a compra de bens de maior valor agregado, pois é possível obter maior crédito. Por exemplo, o financiamento pode ser usado para a compra de imóveis, veículos e reconstrução rural. Ou seja, são propósitos que exigem maiores linhas de crédito e menores taxas de juros, e que compensam toda a burocracia necessária para a obtenção de financiamentos.

Por outro lado, de um modo geral, obter um empréstimo é atingir um objetivo que requer uma aprovação rápida. No entanto, trata-se de uma linha de crédito ideal para pessoas que não desejam comprovar a finalidade do empréstimo, principalmente se o dinheiro for utilizado para outros fins. Um exemplo é realizar reformas, saldar dívidas, etc

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..