Quatro razões para nunca se associar a um consórcio - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Quatro razões para nunca se associar a um consórcio

Existem muitos motivos pelos quais você nunca deve se associar a um consórcio. Porque as quatro razões pelas quais o consórcio não vale a pena são:

Anúncios

1- Loteria

O primeiro motivo pelo qual o consórcio não paga é porque não é um investimento, mas uma loteria. Quando uma pessoa assina contrato com consórcio, pode receber o dinheiro em qualquer mês da existência do consórcio, pois a definição de quem receberá o dinheiro é feita por meio de saque.

É muito importante entender essa operação, para que você saiba que o consórcio não é e nunca foi um investimento.

Se for um investimento, você receberá mais do que se inscreveu no final do prazo. Porém, como o consórcio não é um investimento, o valor que você receberá será inferior ao valor do investimento.

Por exemplo, algumas pessoas esperaram até 10 anos para serem consideradas e, ao final do prazo, receberam menos renda do que haviam solicitado ao longo dos anos e não receberam nenhuma renda, como se o dinheiro fosse investido em ativos financeiros.

Também é possível fazer um lance, você pode dar um lance entre 30% e 40% do valor total do cartão para tentar prevê-lo. Mas não há garantia de que você terá sucesso, isso apenas aumentará seus fundos restantes no sistema. Na verdade, o consórcio é tão abusado que esse modelo só existe no Brasil.

Em suma, o primeiro motivo pelo qual o consórcio não paga é porque não é um investimento. Na verdade, sua lucratividade é negativa e uma determinada porcentagem das taxas é paga ao administrador. Portanto, é melhor manter o dinheiro na poupança, porque pelo menos alguma receita pode ser gerada.

2- O consórcio não vale a pena, pior que o financiamento

Há um ditado que diz que os consórcios são melhores do que o financiamento porque não têm juros. No entanto, pior do que a taxa de juros do empréstimo é a taxa de administração do consórcio.

As instituições que emitem esses produtos podem cobrar taxas de administração de 15% a 25%. Por exemplo, uma carta de 50.000 reais pode ter aproximadamente 10.000 reais apenas em termos de taxas de administração.

Quanto maior o valor da carta, menor a taxa de administração, porque a intenção da organização é reter clientes pelo maior tempo possível.

Isso porque a organização lucra muito com quem sai do consórcio. Eles lucraram com a desistência porque nos primeiros meses, quando o cliente pagou o consórcio, ele pagou apenas taxas de administração.

As taxas de administração não são pagas aos poucos, como um financiamento comum. As taxas são pagas nos primeiros meses ou são gradualmente descontadas. Além disso, quando você obtém um empréstimo, o valor é fixo. Com o consórcio, haverá reajustes no mês de aniversário.

3- O reajuste tarifário do consórcio não vale a pena

A instituição destacou ao vender o consórcio que o valor da carta será reajustado por alguns índices. Portanto, você não perderá dinheiro por conta da inflação porque o valor do cartão será reajustado. No entanto, convenientemente não destacaram o fato de que o valor do parcelamento também será reajustado.

Ou seja, você não pode prever quanto vai pagar a cada mês porque eles vão reajustar as parcelas com base no índice. Porque é muito provável que o valor que você paga no final seja maior do que a valorização de seus ativos.

4- A mercadoria pode ser processada

Por fim, a quarta razão pela qual o consórcio não vale a pena é o fato de os ativos terem sido alienados. Isso significa que mesmo que você tenha sido recompensado, o ativo não é realmente seu até que você conclua o pagamento do pool.

Suponha que você contrate um fundo imobiliário e receba uma recompensa. O imóvel que você acha que realizou o seu sonho de possuir uma casa não é realmente seu. Isso porque se você deixar de pagar as parcelas, seu imóvel poderá ser vendido.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..