Receita do FGTS é maior que inflação e poupança - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Receita do FGTS é maior que inflação e poupança

Desde 2016, o governo federal destina parte dos lucros do FGTS às contas dos trabalhadores

Anúncios

O retorno de cinco anos do Fundo de Compensação do Trabalho (FGTS) é superior à inflação e o de três anos é superior ao da poupança. Desde 2016, o governo federal destina parte dos lucros do FGTS às contas dos trabalhadores.

O fundo de garantia é conhecido por seu baixo rendimento e há muitos anos abaixo da inflação, o que faz com que o dinheiro dos trabalhadores perca poder de compra no fundo.

Em 2016, a diretoria do FGTS e a Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo, decidiram distribuir parte dos lucros do fundo a todos os cotistas, e esses lucros iriam para as contas dos investidores todos os anos.

A partir de 2018, o retorno dos fundos garantidores também é maior em relação à poupança, e a poupança ainda é o principal destino de investimento dos brasileiros. Em 2020, a rentabilidade do FGTS é ainda maior que a do CDI, que é a taxa de juros do sistema bancário que acompanha a taxa básica de juros da economia.

Conta ativa FGTS

A Caixa informou nesta terça-feira (17) que vai destinar mais R $ 8,1 bilhões para mais de 190 milhões de contas atualmente cadastradas no FGT S, e deixou claro que vai utilizar esses recursos até dezembro de 2020.

Serão beneficiados 88,6 milhões de trabalhadores, e o maior número de contas se deve ao fato de cada trabalhador poder ter mais de uma conta ativa no FGTS. A taxa básica de retorno do fundo garantido é de 3% ao ano, mas será aumentada para 4,9% para corrigir a inflação.

A repartição dos lucros do FGTS com os trabalhadores foi o primeiro mecanismo de distribuição aos trabalhadores durante o governo de Michel Temer em 2017, e continuou a ser implementado durante o governo Bolsonaro.

Os depósitos do FGTS são uma obrigação da empresa e devem ser equivalentes a 8% do salário correspondente de seus funcionários. A Caixa informa que, ao final de 2020, o valor dessas contas é de 436,2 bilhões de reais.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..