Você está pagando uma hipoteca para sua casa? Aprenda como pagar 30 anos em 3 anos
Anúncios
Você assinou um empréstimo hipotecário parcelado de 30 anos? Existem maneiras de reduzir esse tempo e concluir o pagamento antecipado.
Isso é sobre amortização. Com ele, o cliente pode antecipar as parcelas futuras e tentar reduzir o valor total da dívida e os juros. Vamos ver como isso funciona.
O que é o reembolso do empréstimo? Quando uma pessoa contrai um empréstimo, ela deve ao banco não apenas o valor do empréstimo, mas também os juros gerados durante todo o período de reembolso. Neste exemplo, o interesse é de 30 anos de juros. A amortização é o mesmo que o reembolso do empréstimo. No caso em discussão, a amortização refere-se ao adiantamento do saldo devedor
Você está pagando uma hipoteca para sua casa? Aprenda como pagar 30 anos em 3 anos
Você assinou um empréstimo hipotecário parcelado de 30 anos? Existem maneiras de reduzir esse tempo e concluir o pagamento antecipado.
Isso é sobre amortização. Com ele, o cliente pode antecipar as parcelas futuras e tentar reduzir o valor total da dívida e os juros. Vamos ver como isso funciona.
O que é o reembolso do empréstimo? Quando uma pessoa contrai um empréstimo, ela deve ao banco não apenas o valor do empréstimo, mas também os juros gerados durante todo o período de reembolso. Neste exemplo, o interesse é de 30 anos de juros. A amortização é o mesmo que o reembolso do empréstimo. No caso em discussão, a amortização refere-se ao adiantamento do saldo devedor.
O dinheiro extra entrou? Amortização
Para pagar 30 anos de financiamento em três anos, você precisa de boa organização e disciplina financeiras. Você conseguiu economizar dinheiro este mês ou recebeu um dinheiro extra, como 13º salário, horas extras ou participação nos lucros? Use esses valores para amortização.
O advogado e economista Paul Akiyama explicou que é recomendável monitorar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Empregado) porque o dinheiro também pode ser usado para amortizações.
30 anos três: como fazer?
Pegue um empréstimo de R $ 200 mil para uma pessoa em 30 anos ou 360x como exemplo. Ela usa a tabela SAC, que é a tabela mais comum neste exemplo, onde a participação começa a ser maior e diminui com o tempo.
Renato Caporrino, CEO da ATTA, start-up do mercado imobiliário, disse que levando em consideração a taxa de juros de 7% ao ano e a correção da TR, ao final de 30 anos, os clientes vão pagar 404.111 reais.
Mas se ele conseguir amortizar em três anos e quitar integralmente, vai pagar R $ 230.902. São R $ 173.209,55 a menos. Para isso é necessário:
Primeiro ano: parcela mensal + amortização de R $ 60.000 (R $ 5.000 por mês)
Segundo ano: parcela mensal + amortização de R $ 60.000 (R $ 5.000 por mês)
Terceiro ano: parcelamento mensal + amortização de R $ 66.000 (R $ 5.500 mensais)
Ao final do período de três anos, foram utilizados 44.722,90 reais pagos em parcelas mensais e 186.179,54 reais pagos por meio de amortização para amortizar o financiamento.
É melhor reduzir as prestações ou reduzir o tempo da dívida?
No exemplo acima, a amortização é no período da dívida, ou seja, encurte o período do financiamento. Isso evita que os clientes tenham que pagar juros ano após ano.
Mas também é possível amortizar o valor do parcelamento, resultando em uma redução no valor mensal.
O especialista em planejamento financeiro André Aragão afirma que a escolha depende dos objetivos do comprador (fazer o pagamento o mais rápido possível ou parcelar menor) e do seu perfil.
“Se o comprador tem dificuldade de manter o orçamento familiar, por exemplo, sugiro que ele reduza o valor do parcelamento. Agora, se ele consegue atualizar todas as contas a tempo, o ideal é reduzir o prazo de reembolso ,” ele disse.
Como fazer na prática?
Os bancos geralmente fornecem simulação e amortização por meio de aplicativos ou serviços bancários online. Por exemplo, é o caso da Caixa.
Você também pode solicitar o reembolso pessoalmente em uma agência.
Ao pagar, preste atenção ao método que você escolher: o período de amortização da dívida encurtará o período de pagamento.
Como usar o FGTS na amortização Os trabalhadores podem usar os saldos do FGTS para amortizar financiamentos imobiliários a cada dois anos.
Essa operação costuma valer a pena porque a taxa de retorno atual do FGTS é de 3% ao ano e os juros do empréstimo costumam ficar entre 6% e 9% ao ano. Para utilizar o FGTS, o trabalhador deve dirigir-se à agência da Caixa para solicitar o resgate do fundo para amortização.
Se o financiamento vier da Caixa, você pode usar o Caixa Habitação.a para amortização
Mas Bruna Allemann, especialista em educação financeira da Concord Certo, disse que é importante ficar atento a alguns pontos. A maioria dos bancos só permite que você use recursos do FGTS para pagar até 80% do financiamento. Além disso, caso o comprador já tenha utilizado o saldo do FGTS para a compra do primeiro imóvel, o valor do fundo poderá ser provisionado uma vez ao ano para quitação parcial.
Publicado em: 11 de julho de 2021
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.