O que é um banco digital? - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

O que é um banco digital?

Os bancos digitais são instituições financeiras que operam por meio de ferramentas online, como aplicativos para smartphones. Portanto, todos os serviços bancários são realizados nesta plataforma digital, que inclui uma conta digital e uma série de serviços, como pagamento de contas, monitoramento de despesas, resolução de problemas, investimento, transferência para outras contas, etc.

Anúncios

Esses bancos não possuem unidades físicas como os bancos tradicionais, portanto, todo o processo, desde a abertura da conta até o check-out, deve ser concluído online.

Os bancos digitais também podem emitir cartões (virtuais e físicos, de débito e / ou crédito) para que você possa fazer compras em instituições físicas ou por meio do e-commerce.

Atuação de instituições tradicionais brasileiras e bancos digitais

Há cerca de dez anos, o banco digital começou a surgir no Brasil porque o banco central autorizou as transações financeiras por meio de uma plataforma online em 2011. Desde então, eles se multiplicaram – há dezenas deles no Brasil hoje – embora nenhum banco digital tenha ameaçado seriamente os cinco grandes bancos tradicionais do Brasil, sua participação no mercado continuou a aumentar, especialmente entre os clientes jovens.

Pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em abril de 2020 revelou que 77% dos internautas brasileiros possuem algum tipo de relacionamento com banco. Nessa parte, metade usa a Caixa Econômica Federal, o banco mais popular do país.

O banco digital mais popular é o Nubank, que ocupa a 6ª posição no ranking, atrás apenas dos cinco grandes bancos brasileiros (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander).

No entanto, seus 25 milhões de clientes colocam o Nubank no topo do banco digital, com 69% dos entrevistados expressando sua preferência. Na verdade, o dono da conta de pagamento digital roxinha é o maior banco digital do mundo hoje!

Seguido por Banco Original (37%), Next e Inter (31% cada) e Neon e Agibank (30%). Além disso, os números indicam que é comum o relacionamento com mais de um banco digital.

Segundo o Banco Central, o que cada banco precisa fornecer
Se você tem relacionamento com um banco digital ou tem interesse em abrir uma conta, apostamos que um dos fatores que mais te chamaram a atenção é a inexistência de taxas básicas de serviço. Nós entendemos direito?

Os bancos tradicionais geralmente cobram taxas de manutenção de contas ou anuidades de cartão de crédito. Quando esses valores excedem o valor incluído no pacote de serviços do contrato, geralmente também cobram por transferências entre bancos.

Mas os bancos tradicionais não podem simplesmente cobrar pelos serviços que desejam. Além de não ser inteligente do ponto de vista da competição de mercado, o banco central também possui regulamentações que determinam que mesmo os bancos tradicionais e privados devem fornecer alguns projetos e serviços básicos gratuitamente. Mesmo que seja limitado.

 

Saques: 4 por mês
Transferência (entre contas do mesmo banco): 2 por mês
Cartão de débito: Gratuito
Extrato: 2 por mês (impressão no caixa eletrônico);
1 por ano (detalhamento das operações financeiras;
ou Ilimitado (por meio eletrônico)
Cheques: 10 folhas por mês ou Ilimitado (compensação de cheques)
Prestação de serviços por meio eletrônico: Ilimitado

 

No entanto, todos que estão acostumados com serviços bancários sabem que esse pacote básico de serviços gratuito (e limitado) é difícil de atender às necessidades dos clientes. É nessa lacuna que os bancos digitais surgiram – e têm crescido ano após ano.

Bem, com as informações que fornecemos a você, você pode saber se suas informações pessoais são mais adequadas para bancos digitais ou físicos, certo?

Se sua escolha é testar bancos digitais, eles não são exatamente os mesmos. Por exemplo, enquanto alguns têm opções de investimento mais diversificadas, alguns até oferecem pontos de atendimento físico (já mencionamos, certo?).

Você pode aprender sobre as características e diferenças das melhores instituições digitais por meio de nossa comparação especial de bancos digitais este ano. No entanto, você também pode conferir a lista de bancos digitais brasileiros abaixo, um ou mais dos quais com certeza chamarão sua atenção.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..