8 em cada 10 famílias estão endividadas - Credito Fácil Brasil

8 em cada 10 famílias estão endividadas

Em agosto, o percentual de famílias com dívidas vencidas (cheques pré-datados, cartões de crédito, cheque especial, folhetos de lojas, empréstimos consignados, empréstimos pessoais, pagamentos de automóveis e casas) atingiu 79% do total do país. A proporção de endividados acelerou mês a mês, um aumento de 1 ponto percentual.

Anúncios

Em julho, 78% das famílias tinham alguma dívida ativa. Em comparação com agosto do ano passado, a proporção de dívida pessoal aumentou 6,1 pontos percentuais. Na época, 72,9% das famílias estavam fortemente endividadas. Essa é uma das conclusões da Pesquisa de Dívida e Inadimplência do Consumidor (Peic), que é calculada mensalmente pelo Consórcio Comércio de Bens, Serviços e Viagens (CNC). Mulheres e homens estavam mais endividados em agosto, com aumento mensal mais acentuado (1 ponto percentual) para os homens.

Para as famílias com rendimentos até 10 salários mínimos, a alta da contratação de dívidas foi mais expressiva do que entre as famílias de maior renda (de 1,1 ponto percentual e 0,9 p.p., respectivamente).

Inadimplência aumenta

O número de consumidores que atrasaram o pagamento de suas contas ou dívidas subiu novamente em agosto para 29,6% do total de domicílios do país. A métrica subiu pela segunda vez consecutiva, atingindo seu maior percentual desde o início da série histórica (2010), observada após a moderação abril-junho.

Um dos principais motivos é o fim das medidas de injeção adicional de renda, como saques do FGTS e a expectativa do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A proporção de famílias com dívida ou dívida aumentou 0,6 pontos percentuais. Dentro de meses e 4 pp. por ano. Do total de inadimplentes, 10,8% disseram que não conseguiriam pagar as contas vencidas e permaneceram inadimplentes.

Leia também: Cinco dicas de organização financeira para empreendedores

 

Publicado em: 6 de setembro de 2022

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.