Aprenda como aumentar a produtividade dos empreendedores
Apesar de todas as restrições de capital, estrutura e recursos humanos, aumentar a produtividade é um desafio que a maioria dos proprietários de pequenas empresas deve enfrentar.
Anúncios
Abrir uma micro ou pequena empresa exige dedicação e comprometimento, até porque, na maioria das vezes, o empresário faz tudo sozinho ou a equipe fica reduzida.
A boa notícia é que com ideias inovadoras e mudanças de atitudes, ao mesmo tempo que melhora o nível de gestão empresarial, ainda há tempo para resolver os problemas pessoais.
Agência Local de Inovação (ALI) Maísa Silvestre atende as empresas participantes do programa Brasil Mais. Ela enfatiza a necessidade de evitar “não sair do tempo em caso de emergência” e buscar sempre o equilíbrio entre o pessoal e o profissional para a gestão do negócio e gaste tempo para refletir e inovar.
Para ela, o plano não só permite que o empresário trabalhe muito para apagar o fogo, mas também descubra que até mesmo ações simples podem dar bons resultados.
Um bom exemplo dos resultados que mudanças simples nos planos de negócios e nas operações da empresa podem proporcionar é o empresário Thiago Max Santiago, dono da Rustic Burguer Beer em Macapá (AP).
O empresário comentou que viu o faturamento de sua empresa aumentar em 15%, ainda que limitado pela época da pandemia, e que não houve aumento de custos, apenas otimizando o processo.
Após a participação de uma agência local de inovação (ALI) no Sebrae, no projeto Brasil Mais, os funcionários responderam a um questionário e constataram que pedidos de produtos adicionais no pedido atrasavam o processo de produção e causavam alguns erros na cozinha.
Isso é até interessante. Com o Brasil Mais conseguimos identificar um detalhe estúpido e ajustar o pedido, melhorando assim o processo de produção em nossa cozinha. Reduzimos o tempo de atendimento e a quantidade de pedidos que chegam por engano aos clientes ”, comemora Thiago.
O empresário disse que também reorganizou as funções da equipa, o que ajudou a reduzir o tempo de espera dos clientes, que é um dos principais problemas que os consumidores encontram.
“Evitamos retrabalho e aumento de faturamento, tudo foi muito rápido. A equipe participou desse processo”, enfatizou o empresário.
“Agora vamos fazer mais modernizações e comprar novos equipamentos. A expectativa é que nossa receita cresça mais 10%, porque a modernização da cozinha vai nos permitir um melhor desempenho na entrega”, disse o empresário.
A ALI Maísa Silvestre separou dez dicas que já podem ser colocadas em prática e recomenda que os empresários se inscrevam no programa Brasil Mais, para que seja feito um diagnóstico da empresa, que vai ajudar a melhorar o nível de competitividade do negócio e aumentar o faturamento, sem necessidade de grandes investimos.
Publicado em: 7 de janeiro de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.