Banco central adiou o início da segunda fase do open banking para 13 de agosto
Anúncios
Foi originalmente programado para começar na quinta-feira. O adiamento atendeu a solicitações de instituições financeiras que ainda estão concluindo o teste. O cronograma das demais fases permanece inalterado.
O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (14) que vai adiar a segunda fase de abertura dos serviços bancários, originalmente prevista para começar na quinta-feira (15). A nova data é 13 de agosto.
O Open Banking é um sistema para os clientes bancários compartilharem dados, informações e serviços financeiros em uma plataforma tecnológica (somente com sua autorização) para que possam obter melhores taxas de juros, prazos e serviços financeiros.
A segunda fase do plano entrará em vigor na quinta-feira e envolve o compartilhamento do registro do cliente e dos dados da transação com o consentimento prévio do cliente.
O banco aberto é uma das apostas do BC para reduzir as taxas de juros e fornecer melhores produtos financeiros nos próximos anos. Por meio da competição mais acirrada entre os sistemas financeiros, incluindo empresas de tecnologia financeira (pequenas empresas de tecnologia que operam no setor e fornecem tecnologias digitais)) Conta e Internet crédito).
A razão
Segundo comunicado do Banco Central, a postergação é uma exigência das instituições financeiras, que ainda estão concluindo o teste de implantação da tecnologia.
“Como as instituições participantes estão realizando testes para obter a aprovação e registrar sua certificação API, o banco central decidiu alterar o cronograma de lançamento da segunda fase do projeto neste dia”, notificou a autoridade monetária.
A primeira fase do projeto teve início em fevereiro deste ano. Informações básicas sobre canais abertos de atendimento às instituições financeiras e serviços prestados.
Segundo o BC, a terceira fase ainda está programada para ocorrer no dia 30 de agosto. A partir dessa data, terão início os serviços de compartilhamento de transações de pagamentos entre as instituições participantes, bem como os serviços de encaminhamento de propostas de transações de crédito entre instituições e agências financeiras do país.
Publicado em: 23 de julho de 2021
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.