BC alerta para chaves de 160 mil pessoas vazadas na internet
O sistema entra em operação em novembro de 2020
Anúncios
O Pix, sistema de pagamento eletrônico e transferência de dinheiro do Banco Central (BC), alertou nesta sexta-feira (21) que as chaves de 160 mil pessoas vazaram na internet.
Esta é a segunda violação de dados desde que o sistema foi lançado em novembro de 2020 e, neste caso mais recente, os dados cadastrais especificamente, não afetaram o fluxo de fundos.
“Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidos”, ressaltou o BC.
Ele acrescentou que o incidente ocorreu entre os dias 3 e 5 de dezembro e expôs dados como nomes de usuário, CPF, filiais, números de agências e números de contas. Qualquer pessoa com informações violadas será notificada pelo aplicativo Access ou pelo banco online da instituição.
Ele também enfatizou que essa seria a única maneira de ser notificado sobre a exposição da chave Pix e pediu aos clientes que ignorem comunicações como telefonemas, mensagens de texto e notificações por meio de aplicativos de mensagens e e-mails.
A agência ressaltou ainda que a exposição dos dados não significa necessariamente que toda a informação tenha vazado, mas que terceiros já a viram há algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e sanções poderão ser impostas, como multas, suspensões ou até mesmo a exclusão do sistema Pix.
Publicado em: 24 de janeiro de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.