Como conquistar clientes e começar o seu negócio - Credito Fácil Brasil

Como conquistar clientes e começar o seu negócio

Como conquistar clientes é pedir a cada freelancer novato que queira uma resposta. Afinal, os clientes são a base de qualquer negócio.

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Sem eles, nenhuma empresa pode prosperar. Seu primeiro cliente pode ser alguém que irá recomendá-lo no futuro. E, desta forma, transforme o seu pequeno negócio numa potencial fonte de receitas.

Ao trabalhar em uma empresa sob o sistema CLT, na maioria das vezes você não consegue ver todas as operações necessárias para manter a empresa.

Mas quando você começar a trabalhar como freelancer, a história mudará completamente. Você provavelmente deve executar todas as funções de negócios para serviço.

Em resumo, não existe um salário fixo, não há nenhuma garantia de entradas, caso não corra atrás de dinheiro no final do mês. Ou seja, se não há clientes, nenhuma conta será paga.

É nessas horas que você consegue se dar conta da importância tanto de conseguir clientes, como fidelizá-los para manter o negócio de pé.

Mas, como conquistar os primeiros clientes?

Como construir uma carreira sozinho e ter uma base sólida de clientes para que as entradas sejam constantes? Essa é uma das perguntas frequentes feitas por freelances.

O ideal é equilibrar a quantidade de clientes já fidelizados com o número de clientes em potencial para que a sua participação no mercado não fique estagnada.

Segue abaixo algumas dicas de como conquistar os seus primeiros clientes. Desta forma. você vai entrar no mercado através de práticas consistentes e poderá se manter a longo prazo.

O primeiro cliente é a chave do sucesso

Apesar de não ser simples encontrar seus primeiros clientes e conquistá-los, seguir essas dicas pode te ajudar a começar.

Foque em conquistar o seu primeiro cliente e o atenda como um rei. Esse cliente poderá abrir as portas para o seu pequeno negócio. Além de servir de portfólio para que você consiga outros cliente.

Antes de começar, lembre-se que esse pequeno manual é composto de dicas, não de regras fixas. Cabe a você adaptar e encaixar ao seu negócio.

Domine aquilo que você está vendendo

Primeiro, ninguém vai contratar alguém que não entenda do que está falando.

Se você pretende entrar no mercado, o truque principal é pesquisar o que você vai fazer. Encontre o máximo de informações possível sobre o item que deseja vender.

Torne-se um especialista no assunto e tente responder a todas as perguntas possíveis que seus clientes em potencial possam encontrar.

Quando os profissionais demonstram conhecimento de seu trabalho e estão confiantes no que dizem e fazem, os clientes se sentem mais seguros e você tem mais chances de fechar um negócio.

Além disso, se você já trabalha em uma determinada área e pretende se tornar um freelancer nessa área, faça sua pesquisa. Pessoas que sabem muitas coisas geralmente não sabem nada sobre elas.

Você precisará ter algo para mostrar

Não há melhor maneira de melhorar as suas habilidades do que praticando.

Além disso, ter um bom portfólio é uma peça chave para conseguir clientes, principalmente se você for novo no negócio e não contar com indicações de outras pessoas nem com a divulgação boca a boca.

No caso de iniciantes, parece um pouco complicado pensar em como criar um portfólio, mas lembre-se de que você pode ser o seu próprio cliente.

Se você escreve, pode criar um blog sobre um assunto específico de que goste ou apenas escrever textos de assuntos aleatórios para mostrar seu domínio em várias áreas.

Se você é designer, por exemplo, comece a recriar coisas que você vê na internet através da sua própria visão ou até mesmo montar peças pra si mesmo ou para amigos.

Sempre haverá uma forma de trabalhar com clientes fictícios para montar seu portfólio, desde que você não minta sobre isso no currículo.

Além disso, ONGs e projetos voluntários podem ser beneficiados com projetos gratuitos que por vezes se tornam clientes reais no futuro.

Quem é visto não é lembrado

Se você já sabe muito bem o que está fazendo e tem um bom portfólio, mas ainda não está conseguindo conquistar seus primeiros clientes, talvez você precise mapear onde os seus clientes estão.

Utilizar o marketing digital e suas ferramentas de mídia como forma de exposição do seu trabalho pode ser fundamental para se colocar no mercado como freelancer.

A mídia social é uma ótima maneira de construir uma reputação e atrair clientes em potencial para encontrar você. Reduza a burocracia, mais rápido.

Hoje em dia, quando a tecnologia penetra todas as pequenas coisas em nosso dia a dia, a maioria das pessoas não quer esperar o retorno das informações básicas para fazer um negócio.

Se o seu nicho de mercado não pode ser entregue digitalmente, lembre-se de que as redes sociais e a Internet geralmente ainda são grandes oportunidades de publicidade.

Contate pessoas sobre tópicos específicos, como moradores de bairro ou curtimento de couro na página, onde as pessoas sempre pedem informações e instruções.

Descubra o que eles querem

Entender o que seus cliente desejam é muito importante para que você possa adaptar o seu produto ou serviço e entender se o que você oferece faz sentido para quem o consome.

A partir do momento em que você estuda o mercado e percebe uma tendência de comportamento por parte do seu público alvo, fica mais fácil se adaptar as suas necessidades, antes mesmo que elas surjam.

Você está pronto para ser um freelancer?

Seguir todas essas dicas e adaptá-las ao seu trabalho com certeza fará com que você conquiste rapidamente os seus primeiros clientes, mas não esqueça de pensar nesses tópicos a longo prazo para fideliza-los.

Publicado em: 7 de maio de 2021

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.