Como fazer para limpar o nome?
A inadimplência tem se tornado comum, principalmente, com a alta da inflação no país. São milhares de brasileiros com o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
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Neste post trouxemos informações valiosas para você que se enquadra nesse perfil. Com essas informações você vai saber todos os detalhes de como fazer para limpar o nome e reorganizar suas finanças.
O cidadão com o nome negativado é todo aquele que fica devendo a uma empresa e não manifesta interesse em quitar o débito nos prazos estabelecidos. Embora algumas empresas esperem alguns dias para sujar o nome do cliente, se a data de vencimento da conta é no dia 10, no dia 11 a empresa já pode solicitar a inclusão do nome do devedor no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito.
Um dos principais motivos que leva o consumidor a ter o nome sujo é a falta de planejamento financeiro. Se você está com o nome sujo e deseja regularizar sua situação, um bom começo é elaborar uma planilha para controle de gastos.
Atuação do SPC e Serasa referente a nome sujo
Existem produtos financeiros como cartões de crédito para negativados e empréstimos para pessoas com nome sujo. No geral, o consumidor acaba restringindo suas compras até regularizar as pendências existentes. Depois de regularizar a situação, a empresa credora tem até cinco dias úteis para informar o SPC e Serasa, para que os órgãos retirem o nome do cliente da lista de inadimplentes.
Como limpar nome sujo?
Cheque devolvido
O primeiro passo é entrar em contato com a pessoa ou empresa que recebeu o cheque e pagar a dívida mediante um recibo de pagamento. O recibo de pagamento deve ser entregue no momento da quitação e precisa apresentar as seguintes informações:
- Data do pagamento
- Valor do pagamento
- Número do cheque
- Nome do credor
- RG do credor
- CPF do credor
- Assinatura do credor
Tendo o cheque e o recibo em mãos, o cliente deverá dirigir-se ao banco, pagar as taxas pendentes referentes a devolução de cada cheque, inclusão e exclusão do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) e exigir um novo recibo – agora do banco, pelo pagamento.
Carnê atrasado
Assim que a dívida for paga é fundamental exigir um recibo pelo pagamento. Vale ressaltar que na renegociação com a loja será cobrada uma multa de 2% em relação ao total da dívida e juros de 1% por mês de atraso.
Cartão de crédito
É fundamental que o cliente saiba renegociar a dívida no cartão de crédito, lembrando da importância de exigir um recibo pelo pagamento. As instituições financeiras podem cobrar uma multa de 2% em relação ao total da dívida e juros ao mês. Caso o cliente considere a taxa abusiva, deve procurar o Procon para orientação.
Empréstimo
Exija o recibo do pagamento. Na renegociação de dívida por empréstimo as instituições financeiras cobram multa de 2% em relação ao total da dívida e juros ao mês. De forma semelhante ao que ocorre na negociação com cartão de crédito, quando o consumidor tiver qualquer dúvida sobre a cobrança ou sentir-se lesado, deverá procurar o Procon.
Título protestado
Para regularizar um título protestado é necessário dirigir-se ao cartório e consultar quem registrou o protesto. Depois, basta entrar em contato com o credor e negociar a dívida, solicitando um recibo, que precisa ter as seguintes informações:
- Data do pagamento
- Valor do pagamento
- Número do título ou nota promissória
- Nome do credor
- RG do credor
- CPF do credor
- Assinatura do credor
Com o recibo e título em mãos é necessário retornar ao cartório e efetuar o pagamento de uma taxa proporcional ao valor da dívida para retirar o protesto.
Ação judicial
Para suspender um processo de ação judicial o devedor deverá entrar em contato com o credor e renegociar o pagamento da dívida. Um advogado deverá ser contratado para elaborar um documento em que o credor confirma que a dívida foi paga ou negociada e que o processo pode ser suspenso.
Dívida vencida
Após o período de cinco anos o nome do devedor sairá automaticamente da lista de inadimplentes cadastrados junto ao SPC ou Serasa. Caso isso não ocorra, o consumidor poderá registrar uma reclamação junto ao Procon.
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Publicado em: 2 de setembro de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.