Como reduzir juros do financiamento
Vivemos em uma sociedade de consumo, portanto, dependemos de bens para obter dívidas e temos pouca disciplina para economizar dinheiro em bens de alto valor. Sem pensar em induzir o consumidor, as instituições financeiras sempre fornecem financiamentos atraentes, com poucas parcelas e, em última instância, têm pouco impacto no orçamento, mas fazem o possível para estipular o prazo de pagamento.
Anúncios
Normalmente ao adquirir bens com valores mais elevados, como carros e motos, apostamos por um financiamento, a fim de adquirir o produto tão sonhado pagando de maneira parcelada, para que não pese no orçamento e se encaixe dentro dos nossos rendimentos.
Infelizmente, na maioria dos casos, não encontramos algumas dificuldades no processo de desligamento, como desligamento, ou mesmo algumas despesas elevadas, o que nos impediu de pagar todo o financiamento, principalmente os juros decorrentes. Esse é o caso se o pagamento não tiver sido feito em três ou mais parcelas. No entanto, o maior problema que surge entre as pessoas com esses problemas é: Como faço pra reduzir os juros do financiamento do meu carro ou moto? É bom sempre lembrar que existem muitos mitos, e algumas verdades que envolvem a revisão de juros do financiamento de veículos, veja esse site que explica melhor o que estou falando: https://flavioguardia.jusbrasil.com.br/artigos/393343924/mitos-e-verdades-sobre-acao-revisional-de-financiamento-de-veiculos
Procedimentos para abater o juros do financiamento
Análise contratual
Existem algumas maneiras de realizar o processo, mas a mais comum é uma análise contratual, que consiste em contratar uma empresa para revisar o seu contrato de financiamento a fim de encontrar alguma irregularidade como taxas e serviços de terceiros inclusos pelos lojistas ao valor financiado de forma ilegal.
Estatísticas de algumas empresas de análise de contratos mostram que cerca de 80% dos contratos de análise têm algumas taxas cobradas indevidamente por empresas financeiras. Nesse processo, o proprietário costuma solicitar autorização para efetuar os depósitos judiciais da parcela correta, o que demonstra que o comportamento do consumidor não é malicioso e afirma seu compromisso de quitar a dívida.
Adiantamento de parcelas do financiamento
Uma outra pratica bem comum para quem quer se livrar dos juros é o adiantamento de parcelas do financiamento, que não só tem uma redução do juros como também diminuem o prazo de financiamento do bem. Como o juros é calculado com base no tempo do financiamento, caso você pague uma parcela que só venceria daqui dois anos, consequentemente os juros serão menores do que o previsto na parcela. É necessário ir a instituição financeira para então solicitar a antecipação da parcela, ou até mesmo de parte do financiamento, a fim de reduzir os juros cobrado pelo mesmo.
A instituição financeira leva em conta diversos aspectos para a antecipação de pagamento, entre eles a taxa de juros atual.
Tendo em vista que o financiamento pode impedir que você adquira outro bem, por conta de ter parte do seu salário já comprometidos com um primeiro financiamento, a quitação do mesmo com a redução do juros é sempre uma boa saída para evitar futuras frustrações.
Entenda as melhores opções para a revisão do seu financiamento
Se quiser rever o seu financiamento, tem de compreender que tem de contactar o banco e tentar rever o seu financiamento antes de atrasar o parcelamento. Não é tão fácil revisão, mas é a sua redução As principais etapas do financiamento do parcelamento.
Publicado em: 12 de abril de 2021
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.