Confira 4 dicas de instituições financeiras para evitar a inadimplência - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Confira 4 dicas de instituições financeiras para evitar a inadimplência

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma inflação acumulada de 11,89% nos últimos 12 meses e uma taxa de desemprego de 10,5%, o controle financeiro passou a ser mais importante na vida dos brasileiros.

Anúncios

Isso ocorre porque em um cenário volátil com uma taxa básica de 13,25%, os consumidores precisariam repensar suas atividades de gastos, mesmo na taxa básica, para evitar se endividar e, finalmente, perder dinheiro.

Com a economia do país com poucas perspectivas de melhora no curto prazo, o planejamento financeiro se vê como um de seus maiores aliados, principalmente quando se trata do uso do cartão de crédito, que recentemente se tornou o tipo de dívida mais comum entre os brasileiros. A organização financeira ajuda os potenciais compradores a entender sua renda, especialmente sua média de gastos. “Os últimos acontecimentos da economia brasileira levaram a um declínio no poder de compra dos consumidores, principalmente em termos de solvência e instabilidade financeira pessoal”, com foco em crédito, financiamento e investimento.

Pensando nisso, para contribuir com as organizações financeiras nessa situação e apontar um caminho melhor para o consumidor, o executivo listou quatro dicas que podem fazer a diferença para os brasileiros. Confira abaixo:

Monitore suas receitas e despesas

Para o planejamento financeiro pessoal, entender como funciona seu fluxo de caixa e como alocar recursos é fundamental. É importante que todos planejem por si mesmos quais são suas receitas e despesas e qual a melhor forma de manter o consumo em um nível estável que possa ser monitorado financeiramente. Feita essa organização, seja por meio de uma planilha ou de um aplicativo, podem ser identificados gastos desnecessários para que um plano econômico mais bem estruturado possa ser desenvolvido com base nas suas necessidades. Pratique esse tipo de atividade para gerenciar suas receitas e despesas com mais eficiência.

Fique atento às taxas de juros

Devido à falta de educação financeira na vida dos brasileiros, as taxas de juros não são um determinante importante no processo de compra. Tem até gente que entende a dinâmica dos juros e da inflação, mas infelizmente essa é apenas uma pequena parcela da população. Por isso, vale a pena conhecer mensalmente, anualmente, cheque especial e principalmente juros de cartão de crédito. É importante entender que esses valores podem entrar em jogo em um curto período de tempo, portanto, um bom planejamento é fundamental para manter as finanças e os custos nos trilhos.

Negocie sua dívida

Nem sempre é possível ficar sem dívidas, mas entender seu tamanho e a melhor forma de quitar um determinado valor pode fazer a diferença em momentos delicados como o atual. Se você tem alguma dívida e ela está além do pagamento, vale a pena conhecer suas necessidades e condições de renegociação. Para ter a melhor chance possível, entenda sua capacidade atual de pagamento, converse com credores, corte despesas desnecessárias e realoque o dinheiro em um pequeno plano para finalizar a dívida.

manter reservas financeiras de emergência

Fazer cálculos de recursos para organizar as reservas financeiras é fundamental para garantir segurança e estabilidade em tempos de incerteza econômica. O ideal é conseguir economizar pelo menos 10% do valor do seu salário líquido mensal para não precisar recorrer a cheque especial ou cartão de crédito em tempos de crise se precisar no futuro, e aliado à falta de educação financeira pode não ser tão benéfico quanto parece.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..