Confira algumas dicas para economizar
Em tempos de incerteza econômica, a necessidade de controle orçamentário torna-se ainda maior. Que tal aproveitar essa oportunidade para organizar suas finanças e aprender a economizar? Com o tempo, essa atividade pode se tornar um hábito. Se você precisa apertar o cinto hoje para quitar dívidas, ou mesmo passar por um período de desemprego, essa prática pode ser guardada para futuros sonhos de curto, médio e longo prazos.
Anúncios
Veja como economizar na prática
Observe atentamente seu orçamento: se você já possui uma planilha, modifique-a para torná-la o mais realista possível. Liste todas as suas despesas, esse exercício é importante. Com base em suas receitas e despesas, decida quanto você precisa economizar. Se você mora com amigos ou familiares, construa seu bloco econômico! É importante que todos estejam empenhados em reduzir custos e contribuir com a gestão orçamentária.
Conseguir economizar todos os dias, com pequenas atitudes, no final do mês, pode fazer uma grande diferença. Veja:
- Evite comer fora de casa;
- Não saia muito de carro, tente outros meios de transporte;
- Pesquise preços;
- Reduza custos: analise em seu orçamento quais custos podem ser eliminados, mesmo que temporariamente, e quais podem ser reduzidos;
- Economize água e luz – veja o tempo no chuveiro, feche a torneira enquanto lava a louça, empilhe roupas para lavar na máquina ou passar ao mesmo tempo. Mude para lâmpadas energeticamente eficientes, tente abrir as portas para usar a luz natural e desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso;
- Revise seus hábitos – verifique, no seu dia a dia, quais gastos podem ser reduzidos. Revise ou altere seu plano de academia, verifique como você gasta seu dinheiro e se tem hábitos de compras impulsivos;
- Vai fazer compras no supermercado? Leve uma lista – devido aos preços altos, uma visão detalhada de seus gastos pode fazer uma grande diferença no final do mês. Limite-se ao que é necessário;
- Confira os serviços contratados – assinaturas de revistas, serviços de TV a cabo e internet, planos de saúde e muito mais. Existem muitos serviços pelos quais temos que pagar em nossa vida diária que não vemos. Verifique um por um para ver se os preços são negociáveis, considere mudar de fornecedores ou pacotes, se apropriado.
Poupar nada mais é do que entender como funciona o seu orçamento para aproveitá-lo melhor. Dito isso, saiba quanto do seu salário você tem disponível para pagar as contas e o que de fato está gastando. Saber lidar com o dinheiro pode não só trazer benefícios financeiros ou materiais, como também pode melhorar a qualidade de vida das famílias e ajudar diante de dificuldades como as que estamos vivendo em uma pandemia.
O oposto de compras compulsivas é o consumo consciente – ou o ato de consumir conscientemente. Isso significa decidir cuidadosamente o que você compra e entender o impacto de suas escolhas. Embora esse comportamento seja mais difícil, ele pode ser construído. Lembre-se sempre de anotar cada real gasto. Os custos de moradia devem estar entre 25% e 30% do salário. Saúde e alimentação gastam de 15% a 20%. Para o tráfego, você precisa manter de 5% a 10% de seus ganhos.
Leia também: Orçamento está apertado – veja dicas de como economizar
Publicado em: 17 de janeiro de 2023
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.