Dica: Aprenda a organizar suas finanças em pequenos passos
Em meio a dificuldades econômicas, altas taxas de juros e inflação, organizar-se para alcançar e garantir a estabilidade financeira é fundamental. A falta de planejamento cria muitos problemas no final do mês. Para evitar essas situações, aprenda a organizar suas finanças em pequenos passos.
Anúncios
Não é à toa que o número de pessoas endividadas no país atingiu recentemente um recorde histórico. Atualmente, quase 80% da população brasileira tem dívidas em aberto, e a inadimplência atinge 63 milhões de pessoas no Brasil. Os dados vêm da National Commodities, Services and Travel Trade Federation (CNC) e do Bureau of Credit Protection (SPC).
Nesse sentido, algumas dicas são bem-vindas se os cidadãos puderem se organizar economicamente, o que é difícil no atual ambiente de inflação de dois dígitos.
Benefícios para Instituições Financeiras
Quem consegue se organizar financeiramente consegue identificar e apontar quais mudanças precisam ser feitas, além de prever possíveis problemas futuros para evitar que aconteçam.
Além disso, se a organização for bem desenhada, é possível economizar e planejar novas metas e investimentos. Ter uma reserva de caixa é extremamente importante para lidar com imprevistos que possam surgir.
Usar tecnologia
Hoje, existem inúmeras maneiras de usar a tecnologia a seu favor. Por exemplo, quando se trata de organizações financeiras, os aplicativos podem ser seu aliado. Conheça algumas opções para Android e iOS.
Obter fundo de emergência
Sua vida financeira será mais fácil de organizar se você seguir a regra 50-15-35. Essa reserva é importante para ajudar a lidar com possíveis contingências e evitar que você recorra a opções de crédito em tempos de crise.
Leia também: 10 dicas para te ajudar a sair do cheque especial
Publicado em: 14 de setembro de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.