Educação financeira: 8 passos para planejar as férias dos sonhos - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Educação financeira: 8 passos para planejar as férias dos sonhos

Organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, a Semana Nacional de Educação Financeira promove ações gratuitas de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal em todo o país. Até 18 de dezembro, a 9ª edição do evento apresenta calendário com iniciativas de pessoas, empresas, instituições e órgãos do governo federal, com foco na resiliência financeira.

Anúncios

“O objetivo dessa semana é fortalecer a cidadania, promover mais consciência entre os consumidores e, consequentemente, fortalecer o sistema financeiro nacional”, afirma a diretora da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima. A organização integra a Semana Nacional com campanha online e dicas sobre como as famílias podem se organizar melhor para o equilíbrio das contas a curto, médio e longo prazo.

Nesse sentido, incluir as férias no planejamento financeiro é fundamental. A seguir, confira oito passos que podem ser incluídos no planejamento financeiro para garantir as férias de fim de ano:

1. Defina o destino

É muito comum que as famílias não façam um planejamento prévio, mesmo quando decisões importantes são tomadas. É preciso dedicar tempo pesquisando, pensando e planejando. O planejamento começa definindo os objetivos: qual o destino desejado? Qual a duração da viagem? Quais experiências são esperadas? Registre essas informações, pois servirão de guia ao longo do exercício.

2. Reúna informações sobre o local e a época do ano

Esse passo consiste na pesquisa e coleta de informações, aumentando o conhecimento sobre o tema e trazendo informações relevantes para o processo. Cuidado com a fonte da informação usada! Busque sempre referências sobre o autor e procure validar a informação pesquisando outras fontes confiáveis. Afinal, informações falsas, erradas e até mesmo maliciosas (fraudes e crimes) trafegam livremente pela rede.

3. Se prepare para alterações

Com a pesquisa é possível identificar ajustes e alterações significativas no plano. Pode-se descobrir que a viagem sonhada não era exatamente o que se esperava ou, que não é o momento certo para fazê-la. Esse é o principal benefício do planejamento: conhecer o caminho antes de tomar a decisão e embarcar na jornada.

4. Inicie a etapa financeira

Após as definições, vem a etapa financeira realizada com uma importante ferramenta chamada orçamento. Através dela todas as despesas necessárias para a realização do objetivo são apuradas. Algumas são facilmente identificadas na pesquisa como, por exemplo, os gastos com transporte, hospedagem e aluguel de veículos. Quanto mais detalhado e abrangente for o orçamento, melhor.

5. Defina de onde virá o dinheiro

Com o orçamento em mãos, chegou a hora crítica: definir de onde virá o dinheiro. Uma viagem deve ser financiada preferencialmente com a economia das rendas. É a tática de colocar a cenoura na frente, ou seja, definir o objetivo e trabalhar para alcançá-lo. Isso ajudará a manter as finanças pessoais em ordem e evitará o endividamento com juros (crédito). Quanto maior a antecedência do planejamento, mais tempo para poupar e menor o sacrifício financeiro necessário.

6. Considere a cotação da moeda estrangeira

Essa mesma lógica serve para a compra de moeda estrangeira, em caso de viagens internacionais. Como é muito difícil prever a cotação futura, o ideal é calcular o valor necessário para toda a viagem e ir comprando a moeda ao longo do tempo. Dessa forma, cria-se um preço médio que reduz os efeitos das oscilações e diminui o risco da aquisição da moeda em períodos de estresse.

7. Não tenha medo de ajustes

Um ponto fundamental é ater-se ao planejamento e ao orçamento. Mantenha os gastos sob controle e dentro dos limites previstos. Caso a situação financeira mude durante o processo, revise o plano promovendo os ajustes necessários. Mudar a categoria da hospedagem, diminuir os dias de viagem, reduzir os passeios e as refeições em restaurantes são algumas alternativas. Em casos mais extremos pode ser melhor postergar ou substituir a viagem.

Leia também: Caixa começa a pagar benefícios sociais nesta segunda 12/12

 

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..