Emprego formal cresce no Brasil em relação ao ano passado - Credito Fácil Brasil

Emprego formal cresce no Brasil em relação ao ano passado

O Brasil gerou mais de 277 mil empregos com carteira assinada durante o mês de maio deste ano, de acordo com informações do Ministério do Trabalho. Além disso, o período registrou 1,96 milhão de contratações em relação a 1,68 milhão de demissões.

Anúncios

Os dados representam uma melhora em relação a abril deste ano e também em comparação com o mesmo mês, no ano passado. A previsão é criar mais de 1,5 milhão de empregos com carteira assinada até o final deste ano.

Os empregos estão distribuídos nos cinco setores da economia, com a área de serviços concentrando 120.294 mil empregos em relação à menor concentração no setor da agropecuária, com 26,747. Ao todo, os setores da indústria, construção e comércio somam 129.977 mil vagas formais. O Sudeste continua concentrando a maior quantidade de empregos, com 147.848 vagas em relação às 16.091 na região Norte. Da mesma forma, o Nordeste, Sul e Centro-Oeste acumulam 108.410 novas vagas criadas no período analisado.

De acordo com informações do IBGE, a taxa de desemprego no país caiu para 10,5% no trimestre encerrado no mês de abril.

Desse modo, a taxa consiste no menor nível registrado desde 2016, mas em números específicos, isso significa que ainda existem mais de 11,3 milhões de brasileiros desempregados.

Para combater o desemprego, o Governo Federal anunciou um pacote de medidas que prevê a desde a capacitação, com mais oportunidades para profissionais desempregados até a antecipação de benefícios, como o abono salarial.

 

Publicado em: 1 de julho de 2022

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.