Esclareça 5 perguntas sobre cartões de crédito - Credito Fácil Brasil

Esclareça 5 perguntas sobre cartões de crédito

Tire a preocupação do seu cartão de crédito e compre com confiança

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O cartão de crédito é um aliado essencial em nossas vidas, útil, rápido e eficiente quando precisamos fazer uma compra inesperada.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações com cartão de crédito cresceram 42% no terceiro trimestre de 2021, com 420 bilhões de reais transferidos.

No entanto, para tornar o uso desse auxílio menos um pesadelo, ainda há alguns detalhes a serem observados sem dúvidas.

Por isso, preparamos este artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre cartões de crédito. Verificar!

1- Qual é a melhor data para comprar?

A melhor data de compra geralmente é cerca de 10 dias antes da data de vencimento. Isso significa que você terá mais tempo para pagar se fizer uma compra na data sugerida.

Caso você não saiba ao certo qual é essa data, a dica é fique atento pois a maioria dos bancos avisam quando essa data está chegando através de SMS ou E-mail, ou você pode consultar através do app do cartão.

2- Quais tarifas podem ser cobradas pelos cartões?

– anuidade;
– emissão de 2ª via do cartão;
– retirada em espécie na função saque;
– para pagamento de contas com o cartão;
– pedido de avaliação emergencial do limite do cartão.

3- Recebi um cartão que não solicitei, o que devo fazer?
Se isso acontecer com você, você deve inutilizar o cartão e entrar em contato com o administrador para saber o que realmente aconteceu em seu nome. .

Se contas como anuidades, cartões complementares, etc. forem faturadas sem uso, você pode registrar uma reclamação junto a um órgão de proteção ao consumidor para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

4- E se eu não reconhecer as compras feitas no meu cartão?

Se você achar que o extrato do seu cartão não mostra uma compra que você fez, você deve entrar em contato com o administrador do cartão imediatamente e registrar uma reclamação contestando essas entradas.

Agora, se você achar que uma compra é um cadastro duplicado, você deve entrar em contato com a loja para que ela possa emitir o devido reembolso junto à administradora do cartão.

Em ambos os casos, o administrador deve executar a revogação e, se não, você deve apresentar uma reclamação formal à Agência de Defesa do Consumidor, ao Juizado Especial Cível ou ao Tribunal Ordinário.

5- Que informações deve conter o extrato do cartão de crédito?

Informações do seu cartão de crédito (número, modelo, nome) – isso ajuda no caso do cliente ter mais de um cartão ou mesmo adicionais;
Total da fatura – valor dos gastos daquele mês;
Vencimento – último dia para pagar a fatura;
Pagamento mínimo;
Valor para o parcelamento da fatura;
Suas compras do mês;
Melhor dia para compras;
Juros e multas em caso de atraso do pagamento;
Opções para o pagamento (imprimir fatura, pagar online, etc.);
Opção de ver faturas anteriores já fechadas, fatura atual e previsão das próximas faturas.

Publicado em: 23 de março de 2022

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.