Especialista destaca como gestores podem alavancar o faturamento de hotéis - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Especialista destaca como gestores podem alavancar o faturamento de hotéis

Administrar um hotel não é tarefa fácil. Para fazer com que esse empreendimento cresça é preciso de muito estudo de mercado e estratégia. O crescimento de um hotel depende da taxa de ocupação disponível, pois quanto mais pessoas estiverem hospedadas, maior será o faturamento. No entanto, para conseguir esse resultado, existe um trabalho diário a ser realizado.

Anúncios

Para Leandro Azevedo, gestor comercial da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, um gestor de hotel deve avaliar seus produtos e serviços cuidadosamente para, desta forma, obter uma margem de lucro. Também deve se preocupar em definir o custo fixo e o custo variado, para começar a trabalhar com números e resultados reais.

De acordo com Azevedo, o ramo hoteleiro trabalha com antecipação e a administração precisa tomar cuidado para não gastar toda a quantia que recebe. “O hóspede paga antecipadamente a reserva. Financeiramente você tem esse dinheiro, mas em exercício, não. Os hotéis precisam mensurar o total e a taxa de ocupação deve ter um ponto de equilíbrio, sendo a lucratividade no mínimo 20%. É um estudo complexo de mercado que os administradores devem entender para prever o crescimento do hotel”, explica.

Por essa razão, o faturamento é fator primordial para o crescimento financeiro de um estabelecimento do ramo de hospitalidade. Existem dois tipos de lucros: o financeiro, que é o dinheiro que é movimentado como um todo, e o operacional, que é a quantia que compete ao mês vigente. É bem importante que essa diferenciação entre os faturamentos seja clara, pois nem sempre aquilo que o empreendedor fatura reflete a realidade do exercício.

Segundo Leandro, não existe receita de bolo para fazer com que um hotel cresça, mas alguns fatores devem ser considerados e entendidos para promover o crescimento, como a localidade em que o empreendimento se encontra, quantidade de hotéis na região, o valor da diária média, estrutura corresponde a que tipo de hotel, qual tipo de classe atende, o que precisa ser melhorado e onde deve ser feito o investimento.

Visto isso, um gestor de hotel precisa montar um planejamento e desenvolver as ações para conseguir administrar, sempre organizando o fluxo de caixa. “É fundamental saber as informações para garantir o sucesso do seu hotel. Em 2023, o setor hoteleiro estará aquecido, então será o momento ideal para que os empreendedores invistam na garantia de um serviço de qualidade e busquem a estabilidade de renda”, finaliza.

Leia também: MEI vai expandir limites de faturamento anual

 

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..