FGTS: Noções Básicas Sobre Golpes de Intrusão de Conta e Extração de Lucro - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

FGTS: Noções Básicas Sobre Golpes de Intrusão de Conta e Extração de Lucro

 

Anúncios

No Brasil, um grande vazamento de dados por criminosos vendeu a caixa de previdência central de aproximadamente 223 milhões de pessoas. Se a divulgação for indevida, o FGTS das pessoas pode ser sacado.

O golpista usa os nomes dessas pessoas e da caixa de previdência para se registrar no aplicativo Caixa Tem e pode retirar todo o dinheiro de lá.

O golpe expôs a fragilidade do sistema e não exige nenhuma identificação. Portanto, é fácil se passar por outras pessoas.

O número de dados vazados superou o de brasileiros, chegando a 212 milhões. Isso porque o falecido não escapou, o que acabou levando ao vazamento de dados.

Além do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, também divulga informações como nome, sexo, data de nascimento, dados do veículo, escolaridade, benefícios do INSS, CPF e planos sociais.

Não há como saber se algum dos seus dados vazou, mas você pode entrar no app do FGTS para se cadastrar e verificar o seu saldo atual o mais rápido possível.

Como fazer de forma que não aja vazamento de dados?

A Caixa recomenda que os trabalhadores utilizem apenas os canais oficiais do banco para obter informações sobre saques;

Também recomenda não fornecer senhas ou outros dados de acesso em diferentes sites ou aplicativos;

Você também deve desconfiar de informações sensacionais e “oportunidades imperdíveis”;

O cliente deve ficar sempre atento a qualquer atividade e situação não comum, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais. Até mesmo pelo e-mail;

Deve desconfiar também de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;

Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

A Caixa nunca vai pedir a senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;

A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;

É preciso verificar também se o link possui o https para que a conexão seja segura para a inserção de dados. O mesmo vale para o cadeado antes do endereço. O usuário pode clicar nele para averiguar o certificado de segurança e data de validade;

O trabalhador deve também baixar o aplicativo oficial do Caixa Tem (no Google Play ou na App Store) e se cadastrar, usando seu e-mail e número de celular. Uma vez cadastrado no aplicativo, o trabalhador previne que golpistas possam ter acesso à conta.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..