Idosos são as maiores vítimas dos golpes de empréstimos não solicitados
Os golpes de empréstimos não solicitados aumentaram e as vítimas de fraudes financeiras estão cada vez mais recorrendo à Defensoria Pública do Ceará (DPCE) para tentar resolver o problema. Nesses casos, clientes de bancos e instituições financeiras fizeram empréstimos consignados não autorizados em seu nome, e a fraude só foi detectada quando as parcelas começaram a ser descontadas.
Anúncios
Esse tipo de crime atinge principalmente pessoas mais velhas que se tornam vítimas e na maioria das vezes passam suas informações para garçons falsos sem perceber que é uma fraude. Como alerta de como os golpes costumam acontecer, Amélia Rocha, diretora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon), explicou ao site do DPCE que isso tem se tornado mais frequente.
Muitos casos envolvem consumidores surpreendidos com um débito no contracheque por um produto que não foi solicitado por eles e, além disso, há casos em que o golpe ocorre por telefone. Esses golpes atingem principalmente idosos, mas outros públicos podem passar por situações iguais ou parecidas, uma vez que muitos consumidores só se dão conta do que aconteceu quando verificam o extrato bancário.
Publicado em: 16 de junho de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.