Mantenha todas as suas finanças pessoais em dia com dicas para começar 2022! - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Mantenha todas as suas finanças pessoais em dia com dicas para começar 2022!

Confira dicas para te ajudar a lidar com um orçamento apertado e melhorar sua relação com dinheiro, felicidade e condições de crescimento

Anúncios

2022 chegou. Agora é a hora de se organizar e começar o novo ano com uma atualização em suas finanças pessoais. Afinal, não há situação mais desafiadora do que ver seu dinheiro acabar no momento em que você paga sua fatura mensal, seja por dívida ou renda insuficiente. Para evitar isso, confira dicas para ajudar a lidar com um orçamento apertado e melhorar sua relação com dinheiro, felicidade e condições de crescimento.

faça um diagnóstico financeiro

Comece registrando todas as suas informações financeiras para obter uma imagem precisa de suas contas fixas, despesas em excesso e dívida total.

Caso prefira usar a tecnologia, existem aplicativos que oferecem recursos como cadastro de cartão de crédito e usam esses dados para criar gráficos e relatórios mostrando as despesas separadas por segmentos. Com essa perspectiva, você pode até ver o quanto pode economizar no curto e no longo prazo.

Reduza custos e controle os gastos
Ao visualizar seu diagnóstico financeiro, você terá todas as informações para controlar seus gastos e definir o que deve ser mantido ou não. Lembre-se que nesta fase, maturidade e disciplina são fundamentais para identificar oportunidades de redução de custos.

Faça uma reserva de emergência

Aqui está um ponto em que sempre insisti: faça reservas de contingência, se possível.

Por menor que seja o valor ou a receita, você tem que economizar dinheiro todo mês, porque esse dinheiro não só o salvará de momentos críticos no futuro, mas também pode se tornar uma porta de entrada para outros tipos de investimentos lucrativos.

Regra 50-35-15
Há muitas maneiras de se planejar financeiramente, mas para quem está começando, recomendo a regra 50-35-15, que inclui dividir sua renda mensal para que você possa pagar suas contas, ter dinheiro sobrando e investir em reservas. Nesse sentido, um exemplo é reservar 50% para despesas fixas básicas, 35% para lazer e 15% para reservas emergenciais ou investimentos.

Por fim, quero enfatizar que para ter uma vida financeira saudável é importante que o hábito de planejar e organizar as finanças pessoais faça parte do dia a dia do trabalho, e isso não seja visto apenas como uma promessa no início do novo ano. . .

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..