Minhas dívidas estão vencidas? Entenda o que vai acontecer em 5 anos
O que acontece com as dívidas não pagas após cinco anos? Eles não existem mais? Entenda como funciona a cobrança de dívidas no Brasil.
Anúncios
Com os altos e baixos da economia, é comum o surgimento do fantasma da dívida. Em momentos mais sutis, contas vencidas se acumulam e não podem ser pagas a tempo. Nesse momento, também é comum ouvir de alguém que você conhece que a dívida vence em 5 anos. É como se depois disso, a dívida não existisse mais. isto é real?
Minhas dívidas estão vencidas?
A resposta a esta pergunta é simples: não. Não é correto que a dívida não seja recuperada após 5 anos. Imagine como seria se a dívida fosse esquecida por causa do tempo vencido. Muitas pessoas vão tirar proveito disso, mas simplesmente não seguem o acordo.
O que aconteceu foi que o beneficiário excluiu o nome do devedor de sua lista de pagamentos. Esta é uma decisão legal e o tempo que ocorre varia de caso para caso.
Mas não se engane. Mesmo que a chamada de cobrança termine, a dívida ainda existe. Esgotadas as tentativas de negociação amigável, os cidadãos que violarem o contrato serão processados.
Prazo para verificação da cobrança judicial:
Se você inadimplir, preste atenção ao prazo em que as negociações amigáveis podem terminar. A partir daí, a dívida foi transferida para a esfera judicial:
1 ano – dívidas com despesas de hospedagem e de seguros;
3 anos – dívidas de aluguel de imóvel e empréstimos;
5 anos – dívidas no cartão de crédito, cheque especial, boletos bancários, impostos e convênios médicos;
10 anos – dívidas de telefone, água e energia elétrica.
Nota: O prazo acima se aplica a pessoas que já entraram com o processo no tribunal. Se um acordo ou negociação for alcançado, a cláusula também será alterada.
Outro ponto que vale a pena mencionar é que as empresas de cobrança sempre gostam de sair amigavelmente. Por meio de concordância, os resultados podem ser obtidos mais rapidamente.
Esta também é a melhor saída para os devedores. Dependendo da situação, evita o incômodo de litígios e até mesmo a penhora de ativos.
Meu nome é negativo. agora?
Em primeiro lugar, saiba que atualmente existem mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. Isso não representa um endosso de dívida contínua.
A agência de proteção ao crédito negou que o nome causaria alguns obstáculos. O conselho é fazer todo o possível para saldar a dívida o mais rápido possível.
Se o nome for negativo, não é possível:
– Abrir uma conta bancária;
– Obtenha um cartão de crédito;
– Solicitar um empréstimo (alguns bancos fornecem crédito ao devedor, mas cobram altas taxas de juros, o que agravará ainda mais a dívida);
– Obter linha telefônica (celular ou fixo);
– Compra por meio de parcelamento;
– Ativos financeiros (bens móveis ou imóveis);
– Aderir ao consórcio;
– Assinar contrato com o prestador de serviço;
– Obtenha um visto de entrada em alguns países.
Publicado em: 7 de outubro de 2021
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.