O que é um cartão de crédito de crédito rotativo e como funciona
Anúncios
Os cartões de crédito rotativo são um dos principais motivos da dívida do país. Aprenda como funciona e como evitar dívidas de cartão de crédito.
O crédito rotativo é a principal causa do endividamento dos usuários de cartão de crédito. No entanto, a maioria dos consumidores não sabe como funciona.
Se você tem um cartão de crédito, deve ter notado dois valores de pagamento na fatura. O primeiro é o valor total, que corresponde a todas as despesas incorridas no período corrente mais o parcelamento da compra a prazo e (se aplicável) o valor da anuidade. O valor mínimo também é indicado. O perigo está com ele.
Todo banco e instituição financeira tem como objetivo principal o lucro. Portanto, não faz sentido para eles oferecer um valor a pagar menor. O valor mínimo da fatura normalmente é 15% do valor total. Se o valor da sua fatura for 1.000,00 reais, o valor mínimo é 150,00 reais.
O que acontece quando um cliente opta por pagar apenas esse valor? A parte restante é enviada para a próxima fatura. Ou seja, os R $ 850,00 não pagos serão arrecadados no próximo mês. Se não houvesse cobrança de juros, isso não seria um grande problema. Em média, as empresas financeiras cobram juros mensais de 10% sobre o crédito rotativo, dos quais as taxas de juros institucionais ultrapassam 20%.
Devido a tantas taxas, é difícil para o consumidor pagar o que deve, especialmente se o cartão continuar a ser usado. Portanto, é muito importante evitar o crédito rotativo. Em situações difíceis, os bolsos têm alternativas mais interessantes.
Entenda como funciona o crédito rotativo e evite surpresas nas faturas de cartão de crédito
Como funciona o crédito rotativo?
Você não precisa solicitar crédito rotativo. Na verdade, todos os cartões de crédito já oferecem esse serviço. Acionar automaticamente quando o valor total da fatura não for pago.
No momento do pagamento das contas, o cliente pode sempre escolher qualquer valor entre o valor mínimo e o valor total. Isso significa que você só pode pagar 15% ou mais do valor devido. Quanto maior for o valor pago, menor será o valor enviado para a próxima fatura. No entanto, qualquer utilização de crédito rotativo já é prejudicial ao consumidor.
Muitas pessoas querem saber quando os cartões de crédito cobram juros. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o cartão recomendado é gratuito, ou seja, o cliente sempre paga integralmente antes do prazo de validade. As instituições financeiras só podem cobrar juros sobre crédito rotativo, financiamento de faturas e saques emergenciais.
Quanto é o interesse?
Os juros cobrados dependem dos termos do contrato de cada cartão de crédito. Alguns produtos têm taxas mais baixas ou mais altas. A melhor maneira de saber quanto você pagou é verificar o extrato do seu cartão de crédito.
Na seção relacionada à cobrança, você pode visualizar a porcentagem dos juros mensais e anuais cobrados pelo crédito rotativo. Por exemplo, se o seu banco cobra uma taxa mensal de 15%, o valor não pago na fatura incluirá esses juros na taxa do próximo mês.
Voltando ao nosso exemplo, se você pagar apenas o valor mínimo na fatura de $ 1.000,00, o valor de $ 850 ficará pendente e será cobrado na próxima fatura. Nesse caso, os 850 reais restantes vão gerar 15% de juros. Portanto, o cliente só precisa pagar R $ 127,50 de juros pela utilização do crédito rotativo.
Como você pode ver, o valor é bastante alto. Portanto, tais cobranças devem ser evitadas. A dica é pagar sempre o valor total do cartão. Os empréstimos com taxas de juros mais baixas são melhores do que os empréstimos rotativos.
Publicado em: 19 de julho de 2021
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.