O que é um ETF? Veja como investir o melhor! - Credito Fácil Brasil

O que é um ETF? Veja como investir o melhor!

Tire as suas dúvidas sobre o que são ETFs, como investir neles e se é necessário declará-los no imposto de renda. Saiba mais sobre o pagamento de dividendos e rentabilidade desses fundos!

Anúncios

ETFs é a abreviatura de Exchange Traded Funds: Index Investment Funds, também conhecido como Stock Exchange Traded Funds. Esta é uma boa escolha para pessoas que estão apenas começando a investir ou que desejam diversificar seus investimentos sem muito risco.

Antes de investir em ETFs, é necessário que o investidor conheça melhor cada fundo, quais são seus custos e quais são mais lucrativos. Acompanhar os detalhes também permite que você entenda se o investimento atende às expectativas e intenções de todos.

Neste conteúdo, você encontrará todas as informações sobre fundos de índice e um importante lembrete para não se desesperar ao perceber que suas ações não estão declarando imposto de renda.

O que é um ETF?

É um fundo de renda variável baseado em determinados índices da bolsa de valores. O objetivo do investidor é obter um retorno igual ou superior ao índice usado como indicador / referência.

Os ETFs são diferentes dos fundos de ações. No entanto, podemos pensar nisso como um grupo de ações negociadas em uma bolsa de valores.

Qualquer pessoa que investe nesses fundos investirá seu dinheiro em um conjunto diferente de ações. Como eles são divididos em ações e negociados juntos na bolsa, o desempenho dos ETFs pode flutuar com base no desempenho e nos resultados de todos.

Como investir em ETF?
O primeiro passo para investir em ETFs é entender cada um deles em detalhes para entender sua lucratividade e saber se eles atendem às expectativas e metas de investimento do investidor.

Também é necessário entender como esses fundos são negociados, quem participa deles e quais impostos devem ser pagos sobre o imposto de renda para esses investimentos. Afinal, vale a pena investir em cada informação.

E mais: para investir nesse ativo, o investidor deve abrir conta em uma corretora de valores ou encontrar especialistas que contribuam com os aspectos técnicos, fiscais e financeiros do processo.

Qual é o melhor ETF?

Não há escolha melhor ou pior para fundos negociados em bolsa: existem fundos que são mais adequados para as intenções e objetivos dos investidores; fundos que atendem ao orçamento e fundos que podem ser mal negociados devido aos altos custos, e assim por diante.

Alguns ETFs seguem o Ibovespa e índices de outros países, mas também existem aqueles que seguem o mercado internacional, princípios ESG e até criptomoedas!

Todos os tipos de ETFs estão listados na Bolsa de Valores Brasileira-B3, parceira da Leoa! – E a lista é constantemente atualizada. No final de outubro de 2021, havia 49 ETFs de estoque listados no catálogo de ETFs B3.

Ao visitar este diretório e clicar no nome da empresa de cada fundo, os investidores também encontrarão:

código de tração;
Informações de contato do agente autorizado;
Histórico de cotações; e
Dados estatísticos.
Dessa forma, você também pode entender a lucratividade do ETF de sua escolha.

ETF paga dividendos aos investidores?
não vou. Os rendimentos da empresa com esses fundos são reinvestidos neles para aumentar o preço das ações negociadas na bolsa de valores.

Portanto, quem investe em um ETF não precisa se preocupar em declarar dividendos, mas isso não elimina a obrigação de declarar o lucro com a venda de fundos, por exemplo. Veja abaixo.

Publicado em: 23 de novembro de 2021

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.