PIX Saque e PIX Troco iniciaram operações em 29 de novembro, notificando o Banco Central - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

PIX Saque e PIX Troco iniciaram operações em 29 de novembro, notificando o Banco Central

O limite máximo de transação é de 500 reais durante o dia e 100 reais à noite. Os clientes terão direito a oito transações gratuitas por mês.

Anúncios

Na quinta-feira (2), o Banco Central supervisionou dois novos modelos de PIX: o PIX Saque, que permite saques em dinheiro em instituições comerciais, e o PIX Troco, que também permite saques, mas está relacionado à compra ou prestação de serviços.

O novo serviço estará disponível em 29 de novembro.

O Banco Central informou que todas as pessoas que possuem conta em uma das instituições participantes poderão utilizar o novo serviço. Pessoas físicas terão oito transações gratuitas por mês, incluindo saques tradicionais.

“Quando alguém vier até mim para perder peso, vou pesquisar os motivos da necessidade. Em 99% dos casos, não é a primeira vez que uma pessoa tenta emagrecer. Então, quero entender o que aconteceu antes e onde essas expectativas vieram. ”

Atualmente, o PIX permite apenas pagamentos e transferências instantâneas entre indivíduos, empresas e governos em todo o país, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

De acordo com o Banco Central, o limite máximo para transações PIX Saque e PIX Troco é de 500,00 reais durante o dia e 100,00 reais à noite (das 20h às 6h).

No entanto, se os fornecedores do novo produto PIX acharem que eles são mais adequados para seus propósitos, eles podem usar limites abaixo desses valores.

Como vai funcionar

O PIX Saque funcionará assim:

O cliente vai ao estabelecimento comercial e demais agentes de saques que ofertam o PIX Saque.
O cliente faz um PIX a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente, ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.
Após a autenticação do paga

A troca PIX funcionará de forma semelhante. A diferença é que os recursos físicos podem ser sacados durante o pagamento à instituição pela compra. Neste caso, PIX é para o valor total (compra + retirada).

No extrato do cliente constará o valor correspondente ao saque e o valor da compra. Por exemplo, um cliente compra um produto por $ 100, faz um PIX por $ 150 e recebe $ 50 em dinheiro.

Novos modos podem ser fornecidos:

Organização comercial

Instituições financeiras com rede própria de caixas eletrônicos
ATM 24 horas e outros terminais de autoatendimento
Uma entidade que fornece uma rede ATM independente (compartilhada)

As instituições comerciais e outros agentes de saque são livres para definir se desejam fornecer apenas PIX Saque, apenas PIX Troco ou ambos; a data e hora em que pretendem fornecer o serviço; e informações sobre o valor (por exemplo, apenas 10 reais) Múltiplos de Seul).

Se o lojista não tiver dinheiro, basta avisar ao cliente que o serviço não está disponível.

Carlos Eduardo Brandt, diretor de gestão e operações da PIX do Banco Central, explica: “Não impomos qualquer tipo de obrigação ao negócio e se o negócio achar que faz sentido, vamos prestar esse serviço”.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..