Principais dúvidas sobre TED e DOC - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Principais dúvidas sobre TED e DOC

Portanto, vamos revisar alguns pontos sobre o TED e o DOC e apontar algumas perguntas comuns sobre essas transações entre bancos.

Anúncios

TED é no mesmo dia?

Sim, desde que a transação seja feita em qualquer canal do banco antes das 17h, ou seja, aplicativo, banco online, caixa eletrônico ou agência (se disponível).

O DOC é no mesmo dia?

Não pode. O prazo mais curto para depositar o DOC na conta é o dia seguinte. Porém, se a operação for realizada após as 22h ou nos finais de semana e feriados, esse horário pode ser maior.

Existem TEDs gratuitos entre bancos diferentes?

Sim, tudo depende do pacote de serviços da instituição. Entre os melhores bancos digitais que vimos em 2021, quase todos os bancos oferecem TED grátis e ilimitado.

Posso fazer um TED com a mesma propriedade?

Sim, não há restrições. No entanto, você ainda precisa preencher todos os detalhes da conta de destino.

Quanto tempo leva para transferir dinheiro entre bancos diferentes?

Depende da operação realizada e do tempo de processamento. O TED é mais rápido, se for executado antes das 17h, pode ser inserido na conta de destino ao mesmo tempo. O DOC pode demorar mais.

Qualquer transferência de um banco para outro pode ser cancelada?

TED e PIX não podem ser cancelados até agora, e DOC, se solicitado pela instituição do titular antes das 16h, sim.

A maneira como você transfere fundos mudou
O que é PIX e como funciona?

O PIX é um método de pagamento instantâneo lançado pelo banco central, que pode ser feito por meio de contas correntes, contas de poupança ou métodos de pagamento pré-pagos.

Qual é a utilidade do PIX?

Ele tem uma variedade de aplicações, por exemplo, se você quiser pagar o gás em um posto de gasolina, pode substituir um cartão de débito.

Também pode ser usado para transações entre contas bancárias, seja no mesmo banco ou em instituições diferentes (isso é válido para pessoas físicas e jurídicas!).

Como funciona o PIX?

PIX funciona com chaves PIX. Eles são a identidade do usuário e, portanto, determinam seu “endereço financeiro”.

Em outras palavras, você não precisa saber para qual banco, agência, conta corrente, código de identificação, nome completo e CPF você precisa enviar dinheiro, basta solicitar sua chave PIX.

Lembre-se de que bancos e empresas fintech receberam instruções para preparar o sistema para transações PIX.

Portanto, se você tiver dúvidas sobre como transferir dinheiro via PIX, basta acessar seu aplicativo, banco online e outros canais da instituição e procurar esta opção. É muito simples a partir daí:

insira a chave PIX do recebedor;
informe o valor da transferência;
confirme o nome do recebedor;
insira sua senha (a mesma que você usa no dispositivo);
conclua o PIX.

prepare-se! Ao mesmo tempo, o destinatário recebe uma mensagem de confirmação de que há registros de transações em sua conta.

Como usar o PIX?

Você pode conduzir essas transações entre indivíduos, instituições, instituições (é claro, se você tiver uma conta legal) e agências governamentais (impostos, taxas, etc.).

Vídeo do Banco Central sobre como fazer PIX
Principais questões sobre PIX
Vamos dar uma olhada nas principais perguntas sobre o PIX e suas respectivas respostas (algumas delas estão em nossa introdução comparativa, dê uma olhada neste conteúdo!).

Qual é o limite de transmissão PIX?

Não há limite de método de pagamento para o valor da transação, o que significa que você pode realmente transferir qualquer valor.

No entanto, as instituições financeiras precisam desenvolver estratégias para reduzir a incidência de fraudes e tentativas de lavagem de dinheiro.

E uma dessas estratégias é limitar o valor das transações, e cada instituição financeira será diferente.

A propósito, essa restrição também pode variar dependendo do canal utilizado para a transação. Por exemplo, devido aos diferentes níveis de segurança, o valor máximo de autoatendimento (ATM) pode ser diferente do seu aplicativo de smartphone.

Quanto custa para fazer um PIX?

Para pessoas físicas, o PIX pode enviar e receber valores gratuitamente. Para as pessoas jurídicas, o banco central determina que elas devem arcar com o custo da forma de pagamento.

Portanto, cabe à instituição financeira decidir por si mesma qual será o custo do uso do PIX para seus clientes legítimos. Por exemplo, a Nubank decidiu isentar seus clientes corporativos.

Como funciona a chave PIX?

Você não precisa de uma chave PIX para enviar o valor por meio deste método de pagamento, mas seu destinatário precisa (lembra? Este é o endereço financeiro de sua conta).

Para isso, ele pode optar por cadastrar a chave como número de celular, CPF, CNPJ, e-mail, ou ainda escolher uma chave aleatória ao final.

No caso de uma chave aleatória, como o nome sugere, uma combinação de caracteres será gerada pelo tempo que ele desejar. No entanto, outra forma de notificar seu “endereço financeiro” é gerar um código QR.

Toda esta informação é oficial, nomeadamente no sítio do banco central. Com eles, você pode negociar perfeitamente por meio do PIX.

Como usar o PIX na sua gestão financeira?
Você vê que a transferência entre o banco e o PIX é instantânea, certo?

Portanto, isso implica que se trata de um pagamento em dinheiro.
Assim, você pode usar essa ferramenta para negociar possíveis descontos ao comprar um produto, não é mesmo?

Também pode usar o PIX no lugar do cartão de movimentação da sua conta (débito), caso tenha esquecido ou queira evitar o contato físico por conta do Covid-19.

Além disso, como ele não tem valor mínimo (você pode transferir até R$ 0,01, se quiser) ou cobrança para transações entre pessoas físicas, é o mais interessante para negociações do cotidiano.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..