Projeto do Senado quer fixar limite de juros em consignado
Originalmente apresentado em outubro de 2022, o Projeto de Lei 2.081 busca alterar aspectos da lei para definir limites de juros em empréstimos salariais para famílias de baixa renda no país. Nesse sentido, seu principal objetivo é ajudar a reduzir o endividamento desses cidadãos.
Anúncios
O índice de endividamento das famílias brasileiras chegou a 79,3% em setembro, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Comerciantes de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no mesmo mês em que o projeto foi proposto. Embora tenha subido 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior, foi o terceiro mês consecutivo em que as taxas subiram.
Como funciona o projeto que determina o limite de juros?
Primeiro, o Projeto de Lei 2081/2022 foi elaborado pelo senador Paulo Paym (PT-RS). Especificamente, alterará a Lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que autoriza a dedução de benefícios do salário. Ou seja, regras que definem o crédito consignado interno.
Pela proposta, as alterações buscam limitar o custo efetivo total e o custo efetivo anual cobrado pelas instituições financeiras nessas operações. Especificamente, esta regra se aplica aos beneficiários de programas federais que fazem transferências de renda. Assim, por exemplo, a aprovação da lei leva em conta a participação dos cidadãos nos benefícios de prestação continuada (BPC/Loas) do Instituto Nacional do Seguro Social e do Auxílio Brasil.
De qualquer forma, as violações são consideradas abuso de poder e são puníveis com multas, restrições e suspensão do funcionamento da agência. Por exemplo, novas remessas podem ser bloqueadas ou bloqueadas por 90 a 180 dias, dependendo da gravidade da violação.
Em qual etapa está o projeto?
A proposta foi apresentada no plenário da Câmara Alta em 1º de outubro de 2018. De acordo com o processo detalhado, a conta aguarda o envio. Portanto, não há previsão de designação de texto para apreciação por comissão especial ou para revisão pela Câmara. Somente após essas etapas o texto poderá ser encaminhado ao Presidente da República para aprovação ou rejeição.
Publicado em: 3 de dezembro de 2022

Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.