Quais são as principais questões sobre o PIX?
Vamos dar uma olhada nas principais perguntas sobre o PIX e suas respectivas respostas (algumas delas são quando comparamos a introdução deste conteúdo, confira!).
Anúncios
1. Qual é o limite de transmissão do PIX?
Não há limite para a forma de pagamento do valor da transação, o que significa que, de fato, você pode transferir qualquer valor.
No entanto, as instituições financeiras são obrigadas a desenvolver estratégias para reduzir a ocorrência de fraudes e tentativas de lavagem de dinheiro.
Além disso, uma dessas estratégias é limitar o valor das transações, que será diferente em cada instituição financeira.
Na verdade, esse limite também pode variar dependendo do canal usado para a transação. Para diferentes níveis de segurança, por exemplo, o valor máximo de autoatendimento (ATM) pode ser diferente daquele de um aplicativo de smartphone.
2. Quanto custa para fazer um PIX?
Para pessoas físicas, o PIX é gratuito para envio e recebimento de valores. Para as pessoas jurídicas, o banco central decide que arcarão com o custo do meio de pagamento.
Portanto, cabe às instituições financeiras decidir como cobrar taxas de utilização do PIX de seus clientes PJ. Por exemplo, a Nubank decidiu isentar seus clientes comerciais.
3. Como funciona a tecla PIX?
Você não precisa de uma chave PIX para enviar dinheiro por este método de pagamento, mas o destinatário precisa (lembra? Este é o endereço financeiro de sua conta).
Para isso, ele pode escolher uma chave de cadastro, como número de celular, CPF, CNPJ, e-mail ou finalmente uma chave aleatória.
Como o nome indica, no caso de usar uma chave aleatória, uma combinação de caracteres será gerada quando necessário. No entanto, outra forma de notificá-lo do seu “endereço financeiro” é gerar um QRcode.
Publicado em: 31 de maio de 2021

Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.