Real foi a quarta moeda que mais se valorizou neste ano - Credito Fácil Brasil

Real foi a quarta moeda que mais se valorizou neste ano

O real é a quarta moeda que mais se valorizou em relação ao dólar em 2022. Uma pesquisa realizada pela Austin Rating mostrou que a moeda brasileira subiu 10,1% em relação ao dólar americano. O rublo ficou em terceiro lugar com valorização de 11,3%, acima do real. Em segundo lugar está a moeda afegã, o afegão, com uma valorização de 18,1%, e em primeiro lugar está a moeda angolana, o kwanza, com uma valorização acumulada de 34,3%.

Anúncios

De todas as 120 moedas analisadas, 21 subiram em relação ao dólar americano. Outras 14 moedas ficaram estáveis, não subindo. Por outro lado, as restantes 85 moedas caíram. O maior perdedor foi a rupia do Sri Lanka em -45%. Além da rupia, outras moedas também registraram perdas, como a lira turca, Turquia (-16,3%), cedi, Gana (-20,6%) e rublo bielorrusso (-25,7%).

Há duas razões principais para a valorização do real. Segundo economistas, o real se valorizou devido à diferença das taxas de juros com as taxas dos EUA. Enquanto a taxa básica no Brasil atingiu 12,75% ao ano, nos EUA as taxas estão entre 0,75% e 1%.

Dessa forma, o spread acaba favorecendo o Brasil, pois atrai investidores estrangeiros, fortalecendo o real. Além disso, o status quo das commodities também levou à valorização do real. O Brasil é um dos maiores produtores nos setores agropecuário e metalúrgico, ambos com alta nos preços internacionais. Como resultado, os fluxos de investidores no país também aumentaram.

Publicado em: 29 de maio de 2022

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.