Salário dos brasileiros cai 7,2%
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados mostrando que o rendimento real comum do salário brasileiro foi de R$ 2.613 no trimestre encerrado em maio. Esse valor representa uma queda de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Anúncios
Os dados identificaram quedas nos salários de trabalhadores formais, incluindo os funcionários do setor público e também os empregadores. Entre os principais motivos para a diminuição estão os efeitos da inflação, além dos efeitos da crise imposta pela COVID-19.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho, o Brasil gerou mais de 277 mil empregos com carteira assinada no mesmo período dessa análise.
Os cálculos realizados pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego caiu para 10,5% nesse período, representando a menor taxa registrada desde 2016. Apesar disso, o país ainda tem mais de 11,3 milhões de desempregados atualmente.
O número de trabalhadores autônomos permaneceu estável em relação ao último trimestre, mas registrou um aumento de 6,4% ao longo do ano. O número de trabalhadores domésticos também teve estabilidade na análise trimestral, mas a relação anual mostrou um aumento de 20,8%.
A taxa de informalidade foi de 40,1% da população ocupada, o que corresponde a 39,1 milhões de trabalhadores informais, contra 40,2% no trimestre anterior. No geral, houve um crescimento no número de empregadores e também no número de empregados no setor público, com estabilização na análise anual.
Publicado em: 4 de julho de 2022

Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.