SEBRAE APONTA QUE PEQUENOS NEGÓCIOS LIDERAM A RETOMADA ECONÔMICA EM MG - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

SEBRAE APONTA QUE PEQUENOS NEGÓCIOS LIDERAM A RETOMADA ECONÔMICA EM MG

De acordo com os últimos dados do Ministério da Economia “Receita Federal” e “Cadastro Geral de Emprego e Desemprego”, de Minas Gerais, a criação de pequenos negócios e as oportunidades de emprego no setor continuam otimistas.

Anúncios

Levantamento realizado pelo Sebrae Minas mostrou que das cerca de 36 mil vagas com carteira assinada criadas no estado em setembro, 62,8% (22.937) vieram de micro e pequenas empresas (MPE).

Conforme diz o SEBRAE, pequenos negocios lideram os recursos econômicos de MG

A partir de outubro, o número de pequenos negócios abertos em Minas Gerais aumentou 1,31% em relação ao mesmo período de 2019. São 291.545 novos CNPJ cadastrados,  micro empreendedor (MEI), microempreendedor (ME) e pequena empresa (EPP) Minas Gerais Expo /ano. Em comparação com outubro, o faturamento das pequenas empresas do estado caiu 28,79% e o faturamento caiu 44%.

MEI está relacionado com 84% do número total de pequenas empresas MINAS GERAIS

O MEI respondeu por cerca de 84% do total de pequenos negócios inaugurados em Minas Gerais neste ano. Em relação a 2019, o valor total da agência da MPE aumentou 2%. Entre janeiro e outubro, foram 243.891 novos cadastros nessa categoria, o que representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2019. Só em outubro, foram formalizados 19.317 MEIs no estado.

Indústria lidera abertura da empresa

O setor está à frente do acumulado de empresas abertas em 2020, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Em seguida, veio o comércio, que cresceu 0,68%. Os setores com menor taxa de fechamento de empresas são: construção civil (-13,73%), comércio (-12,17%), indústria (-8,69%) e indústria de serviços (-7,98%).

Criação de emprego

Em setembro, todos os setores, exceto a agricultura, criaram oportunidades de emprego. As PMEs industriais contabilizaram 6,6 mil vagas naquele mês, seguidas do comércio (6,3 mil), serviços (6 mil) e construção civil (43.600).

As atividades de montagem industrial (1.102), edificações (765) e transporte rodoviário de cargas (694) foram as atividades com melhor equilíbrio de trabalho no MPE naquele mês.

Todas as regiões do estado alcançaram resultados positivos na geração de empregos nas PMEs, com destaque para o Centro (8.476 vagas). Belo Horizonte teve o maior número de vagas em setembro (4.015 vagas), enquanto Três Marias teve o menor número de vagas (-84 vagas).

Apesar do bom desempenho em setembro, as PMEs mineiras geraram saldo de trabalho negativo (-26.840 vagas) nos primeiros nove meses deste ano. Afonso Rocha, chefe do Sebrae Minas, disse: “As vagas perdidas por meses de paralisação não se recuperaram totalmente, mas os pequenos negócios têm liderado a recuperação econômica do estado”.

 

 

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..