Tecnologia 5G pode ser distribuída para pessoas de baixa renda em 2023 - Credito Fácil Brasil

Tecnologia 5G pode ser distribuída para pessoas de baixa renda em 2023

À medida que a internet se torna cada vez mais parte da vida cotidiana, a ideia tem sido fornecer 5G gratuito para pessoas de baixa renda em todo o Brasil. A discussão ocorre no governo de transição, indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumirá oficialmente em janeiro de 2023. A notícia sobre o 5G gratuito veio de Jorge Bittar, um dos integrantes da equipe de transição Ex-presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A. Segundo ele, será uma forma de tornar o acesso à Internet “universal” para todos.

Anúncios

5G grátis: recursos sairiam de subsídios e fundos

Com o país ainda se recuperando da pandemia e das consequências financeiras da PEC Kamikaze, financiar o 5G gratuito em 2023 é motivo de preocupação para muitos, principalmente no cenário econômico. Segundo Bittar, a equipe de transição vem discutindo esse assunto.

Uma possibilidade que ele mencionou foi usar dinheiro do Telecom Access Fund, mas não detalhou como isso seria feito ou deu uma data exata. Em entrevista ao portal GZH, a Bittar disse ainda que está a olhar para uma “combinação de impostos e subsídios públicos”, que poderá ser uma das chaves para atingir os objetivos de financiamento do serviço. Ele reiterou que o novo governo está preocupado em não se desviar das regras orçamentárias.

Ao mesmo tempo, Bitar disse que durante a epidemia muitas crianças não conseguiram acessar a Internet e receber educação de qualidade. Lula levantou a questão várias vezes em seus discursos de campanha e após a eleição. Segundo o presidente eleito, um dos objetivos do novo governo é eliminar o déficit de aprendizagem causado pela pandemia, principalmente nas escolas públicas, onde o número de alunos de famílias de baixa renda tende a ser maior.

A alfabetização é uma das áreas mais afetadas, com alunos avançando para séries mais altas sem saber ler ou escrever corretamente. De qualquer forma, o 5G gratuito deve levar algum tempo, porque ainda faltam muitos trâmites legais. Portanto, isso pode acontecer apenas a partir de 2023.

O que é o 5G

5G significa (5ª geração) e é um padrão técnico usado para transportar sinais de internet em redes móveis e de banda larga. Especialistas da área dizem que o 5G, se implementado corretamente, pode revolucionar a forma como as telecomunicações são usadas e as indústrias que usam serviços automatizados.

A quantidade de dados transferidos e a velocidade de download são muito mais rápidas que 4G. Por outro lado, é uma tecnologia cara que só recentemente deu seus primeiros passos em alguns países. No Brasil, o 5G chegará oficialmente a Brasília em julho de 2022.

Os sinais então começaram a chegar a outras capitais como Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda em estágio inicial, a tecnologia está restrita às grandes cidades, mas, assim como o 3G e o 4G, deve chegar ao país nos próximos anos.

Leia também: Docente do Senac dá dicas de como aproveitar a Black Friday sem cair em golpes ou se endividar

Publicado em: 16 de novembro de 2022

Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.