Valores esquecidos do saque extraordinário do FGTS voltam para conta de origem - Credito Fácil Brasil
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Valores esquecidos do saque extraordinário do FGTS voltam para conta de origem

No último sábado (6), a Caixa Econômica Federal iniciou o processo de devolução dos valores “esquecidos” do FGTS para a conta do Fundo de Garantia do Trabalhador. Ao longo de todo o calendário de pagamentos, cerca de 30,1 bilhões de reais foram distribuídos para cerca de 43,7 milhões de trabalhadores com direito a saque.

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O dinheiro foi creditado automaticamente em uma conta digital no aplicativo Caixa Tem. Mesmo com o valor disponível, muitos trabalhadores não repassaram recursos, e cerca de 9,2 bilhões de reais foram devolvidos para contas de fundo de garantia. Os trabalhadores que tenham processado SDRs de qualquer valor não terão o saldo remanescente devolvido à sua conta do FGTS, e o saldo disponível permanecerá na conta Caixa Tem.

Da mesma forma, caso o trabalhador solicite saques especiais no aplicativo do FGTS, esses valores não serão restituídos ao FGTS mesmo que não tenham sido utilizados pelo Caixa Tem.

Não fiz o saque. E agora?

Trabalhadores sem saques especiais do FGTS que podem valer R$ 1.000 ainda têm a oportunidade de receber o dinheiro. Até 15 de dezembro de 2022, os pedidos de FGTS poderão exigir a restituição do valor do Fundo de Garantia.

Dessa forma, o crédito do valor será transferido novamente para a conta Caixa Tem e poderá ser utilizado para transações eletrônicas, saques em dinheiro ou transferências, gratuitamente, para outras contas. Após solicitar o valor, os trabalhadores devem aguardar até 15 dias antes de creditar na conta digital do Caixa Tem. Se não for feito nenhum pedido de retirada no final do ano, ele só se aplicará aos trabalhadores que preencham as condições previstas na lei (como despedimento sem justa causa, compra de casa, reforma, doença grave, etc.).

Para solicitar o crédito, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS, clicar no menu “Retirado Especial”, confirmar ou complementar os dados cadastrais do aplicativo e, em seguida, clicar na opção “Requerer Saque”. Além de realizar o processo pelo aplicativo, os funcionários podem entrar em contato com os telefones da Caixa Econômica Federal 4004-0104 (capital e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões) para maiores esclarecimentos.

 

Leia também: Como funciona a poupança integrada Caixa

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Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

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