Você sabe a diferença entre conta corrente e poupança? Vem aqui conferir!
Como saber se uma conta é corrente ou poupança? Essa suspeita é comum entre os clientes bancários, principalmente porque uma pessoa costuma estar associada à outra. Embora pareçam iguais, existem diferenças importantes entre uma conta corrente e uma conta poupança. É preciso entender cada um deles, principalmente na hora de escolher onde colocar suas economias.
Anúncios
O que é e como funciona a conta corrente?
A conta corrente é a conta bancária mais comum. Ele foi criado para transações diárias de moeda e negócios. Esta é uma conta de depósito e é de fácil acesso. Portanto, permite transações como saques, pagamentos e depósitos sem nenhuma restrição. Este tipo de conta depende das especificidades de cada banco. Ou seja, pode ser gratuito, pode ser pago, tem condições especiais, pode ser individual, pode ser conjunto, etc. Acesse fundos por meio de bancos ou aplicativos online, caixas eletrônicos, compras com cartão e muito mais. Isso também dependerá das condições da sua conta.
Conta corrente gratuita
Por definição do Banco Central, todas as instituições bancárias brasileiras são obrigadas a oferecer pelo menos um tipo de conta corrente gratuita. O único pré-requisito é a garantia de que haverá depósitos mensais de um valor mínimo, a ser especificado por cada banco. O pacote básico e gratuito deve incluir, no mínimo:
- um cartão de débito;
- quatro saques por mês;
- dois extratos bancários por mês;
- duas transferências gratuitas por mês entre contas do mesmo banco;
- dez folhas de cheque por mês.
No entanto, outros serviços podem ser cobrados à parte. Se um cliente solicitar a transferência de salários para um banco onde já possui conta, ainda poderá garantir benefícios; desta forma, os salários cairão automaticamente na conta corrente sem custo adicional. Uma conta poupança, também conhecida como conta poupança, é uma forma de investimento. Em outras palavras, ele foi criado para economizar dinheiro que será recompensado com o tempo. Embora tenha sido criada para preservar as reservas, uma caderneta de poupança permite liquidez – em alguns casos limitada. Ao contrário de uma conta corrente, no entanto, não é apenas uma conta de depósito, é uma maneira melhor de usar seu dinheiro. A poupança é regulada pelo banco central. Hoje, ganha 1,40% ao ano. Ou seja, se alguém deixar 100 reais na caderneta hoje, terá 101,40 reais daqui a um ano. A criação de uma conta poupança é gratuita e não existe um valor mínimo para começar a investir.
Quais são as principais diferenças entre conta corrente e poupança?
A principal diferença entre uma conta corrente e uma conta poupança é a renda. Ou seja, um é um depósito e o outro é um investimento. Uma conta corrente é usada para transações monetárias diárias, como transferir dinheiro, pagar contas, receber dinheiro, fazer compras, etc. É seguro e rápido. Geralmente, o dinheiro em uma conta corrente não gera renda. Os bancos geralmente não pagam juros aos clientes que deixam seu dinheiro lá. Em outras palavras, não é um bom lugar para deixar seu dinheiro parado. A poupança, por outro lado, é, sim, uma conta lucrativa. Se um cliente economiza dinheiro entre duas contas, a melhor opção é deixar na poupança. Isso porque a poupança permite que o dinheiro flua (ainda que limitado em alguns casos), porém, o banco depositará juros na sua caderneta mensalmente.
Publicado em: 19 de abril de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.