É possível abrir conta poupança sem ter a conta corrente? - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

É possível abrir conta poupança sem ter a conta corrente?

A poupança é muitas vezes a primeira forma de acesso a serviços financeiros para os não-bancários. Como tal, é uma conta corrente simplificada e gratuita que pode ser usada para cobranças e pagamentos reais. Há também a questão da renda, já que a caderneta de poupança é um investimento, mas essa não é sua característica mais importante, pois outros aplicativos oferecem benefícios mais interessantes.

Anúncios

É importante salientar que os bancos nunca devem limitar o acesso das pessoas à poupança exigindo a abertura de contas correntes. Quando isso acontece, a agência está comprometendo os direitos dos consumidores.

Existe poupança vinculada à conta corrente?

Se o cliente desejar, ele pode ter uma conta poupança vinculada à sua conta corrente. O serviço se chama Poupança Consolidada, e pode ser interessante para quem já tem conta e quer colocar parte de sua renda para investir no futuro. Nesse caso, o número da conta e o cartão do celular são os mesmos, tornando a transação mais prática. No entanto, precisamos ressaltar que essa vinculação é a escolha do cliente.

Você não precisa ser correntista para abrir uma conta poupança, nem cada rede deve ter uma conta poupança associada. Quando o banco libera essa conta poupança adicional, ela só existe de verdade quando o cliente deposita e abre o app.

Como abro uma poupança?

Para abrir uma conta poupança, você só precisa apresentar documentos pessoais como CPF e RG, além de comprovante de endereço. Não é necessário comprovante de renda, pois não há serviços de crédito relacionados à poupança, a menos que o cliente também esteja interessado em um cartão de crédito ou empréstimo. Você absolutamente não precisa ter uma conta corrente para abrir uma conta poupança.

Se o banco fizer essa solicitação, deixe claro que você conhece seus direitos e diga que só quer economizar. Se o problema persistir, procure uma agência de proteção ao consumidor ou banco central (como fizeram os leitores dos comentários acima) para registrar uma reclamação formal.

 

Leia também: Confira como entrar em contato com o SAC do banco Santander

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..