Veja como conseguir empréstimo sem comprovação de renda
Encontrar um empréstimo sem comprovante de renda está se tornando cada vez mais comum. Isso porque, pelo tipo de trabalho que realizam, muitos consumidores enfrentam dificuldades para obter crédito de mercado a partir do comprovante de renda mensal.
Anúncios
Em alguns casos, quando o pagamento não é confirmado, a taxa de juros pode se tornar muito alta à medida que o risco da transação aumenta. Por isso, é importante entender as diferentes opções antes de escolher um método de empréstimo.
Quem não tem renda pode fazer empréstimo?
Existem determinadas categorias de trabalhadores que não podem comprovar renda na realização de operações financeiras, como autônomos que trabalham por conta própria e trabalhadores informais que não possuem carteira assinada e vínculo empregatício.
No Brasil, o trabalho informal já atinge cerca de 40 milhões de pessoas, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para esse segmento da população, a renda mensal geralmente não é fixa e varia muito de mês para mês. Isso dificulta o acesso ao crédito pois, normalmente, as instituições financeiras exigem comprovação de renda para conceder um empréstimo. Esse documento serve como um meio de segurança para mostrar que o solicitante poderá pagar a dívida.
Como conseguir empréstimo sem comprovação de renda
Há outras possibilidades de comprovar renda ou conseguir empréstimos, sem a necessidade de comprovação do salário ou da aposentadoria. Conheça algumas opções:
1 – Penhor
O penhor é um dos tipos mais antigos de empréstimo sem comprovação de renda, mas caiu em desuso e poucas instituições financeiras já o oferecem. Nesta operação, para a obtenção de fundos, o requerente deve fornecer algo de valor como garantia de pagamento da operação.
O item – geralmente joias, equipamentos agrícolas ou industriais – fica em poder da instituição financeira até o pagamento. Depois disso, foi devolvido ao proprietário. Em caso de inadimplência, o objeto torna-se propriedade do credor.
2 – Empréstimo com garantia
Diferente das hipotecas, os empréstimos com garantia são um tipo de crédito notório no Brasil e já são considerados uma das linhas de crédito mais saudáveis do mercado. Isso porque, graças aos juros baixos e prazos de pagamento mais longos, muitas vezes o crédito é uma forma de conseguir dinheiro sem apertar o orçamento.
As modalidades mais comuns são o home equity, em que o consumidor coloca um imóvel como garantia de pagamento à instituição financeira, e o auto equity, nos casos em que um automóvel é apresentado como garantia.
O imóvel ou veículo sofre a chamada alienação fiduciária durante o processo e continua sendo de propriedade direta do contratante e pode continuar sendo utilizado normalmente.
As chances de inadimplência são bastante reduzidas e as instituições financeiras têm mais segurança para emprestar dinheiro.
3 – Microcrédito
Microfinanças é uma linha de empréstimo para pequenos empreendedores que têm dificuldade em obter empréstimos tradicionais. As pessoas que querem iniciar ou expandir um negócio vão pedir esse valor. Adquirir equipamentos, alugar outro espaço de trabalho e quitar dívidas da empresa são alguns dos desejos mais comuns de quem busca essa opção.
Esse modelo é exclusivo para empreendedores, e os recursos captados têm uma finalidade específica. Seus requisitos de crédito variam de acordo com o banco ou empresa financeira que você escolher para se candidatar. Para analisar uma solicitação de crédito, a instituição financeira precisa fornecer um plano detalhado da empresa, os benefícios que o crédito trará para o negócio e como o valor será aplicado. Vale lembrar que pessoas com nomes negativos não podem pedir dessa forma.
4 – Avalista
Ao celebrar um contrato de empréstimo, o papel do fiador é muito semelhante ao de um fiador em um contrato de locação. Para receber crédito por meio dessa opção, os solicitantes devem ser apoiados por um familiar ou conhecido. Os selecionados como fiadores devem estar dispostos a comprovar renda no local do requerente ou a utilizar seus bens como garantia de pagamento.
Também é uma alternativa muito utilizada para quem deseja fazer um empréstimo com garantia, mas não possui bens registrados em seu nome – por exemplo, quando se solicita um empréstimo e o imóvel está em nome do cônjuge, por exemplo. Também disponível na Creditas Solicitar crédito. É importante observar que, neste caso, o fiador deve ser responsabilizado pelo pagamento da fatura se o solicitante do empréstimo não puder pagar a dívida.
Para conseguir um empréstimo sem comprovação de renda
1 – Manter as contas em dia
2 – Concentre recebimentos e pagamentos em uma conta bancária
3 – Declare o Imposto de Renda
Cuidados para fazer um empréstimo
Pesquise e compare as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras. As taxas de juros e o CET (Custo Efetivo Total) envolvidos na operação devem ser informados de maneira clara pelas empresas.
Leia também: 8 em cada 10 famílias estão endividadas
Publicado em: 7 de setembro de 2022
Pablo Nigro
Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.