Você conhece ou sabe usar o cheque caução? - Credito Fácil Brasil
Pular para o conteúdo

Você conhece ou sabe usar o cheque caução?

Quem já precisou alugar um apartamento ou automóvel, sabe exatamente como é. As empresas pedem um valor adiantado como garantia, o chamado cheque caução. Apesar do nome, a atuação no mercado deste tipo de operação garante maior segurança para os locadores.

Anúncios

Venha conferir, neste post, os detalhes da operação.

Dicas de crédito para pequenas empresas

O cheque caução é utilizado por empresas como garantia que o pagamento vai ser realizado de forma correta. Geralmente, este cheque é descontado em situações onde a pessoa não respeitou o compromisso. Caso os pagamentos combinados sejam feitos de acordo com o contrato, o cheque é devolvido ao cliente.

A maioria das empresas que utilizam este tipo de cheque oferecem serviços e aluguéis. Outra situação em que essa modalidade é utilizada é em clinicas veterinárias, na situação em que o animal precisa ficar internado.

Esta modalidade é utilizada, principalmente, para minimizar os prejuízos por falta de pagamento ou danos no imóvel por parte do inquilino.

O preenchimento do cheque caução é semelhante ao nominal. Porém, o cliente vai precisar pré-datar o cheque. É necessário incluir algumas informações no verso:

  • Indique que este documento é um cheque caução;
  • O destino do cheque caução;
  • E o período que o cheque está liberado para ser depositado;

O responsável por receber o cheque caução só pode depositá-lo de acordo com as regras descritas no contrato assinado. Entretanto, o banco ou outra instituição financeira não possui a responsabilidade de conferir o que foi combinado entre as partes.

A pessoa que recebe um cheque caução, pode utilizá-lo como um cheque comum e descontar o dinheiro depois. Se for utilizado de forma indevida pode lesar o consumidor que tem o direito de questionar este posicionamento na Justiça.

Caso a empresa realize o depósito do cheque de forma pertinente, mas ele for devolvido por falta de fundos, é possível abrir um processo contra o cliente que fraudou o contrato.

Envie para um amigo!
Compartilhe abaixo:

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pablo Nigro

Pablo Nigro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Você também pode gostar dessas matérias..